A história do Nutritotal

Nutritotal foi criado em 2000 e lançado oficialmente em 2001. Àquela época, nem todas as faculdades e centros de pesquisa dispunham de computadores conectados à internet disponíveis para uso dos alunos e professores. Ainda assim, mais de 1.200 pessoas cadastraram-se no portal e vêm acompanhando seu crescimento.

Em 2002, o portal foi totalmente reeditado e teve seu formato gráfico e editorial modificados. O objetivo da reformulação foi principalmente o de facilitar a navegação, abrindo espaço para um aprimoramento de conteúdo: "o contato com nossos usuários mostrou que o caráter científico e a enorme carga de informações de nosso site são de grande utilidade, mas os dados precisavam de uma reorganização", relata o médico especialista em nutrição clínica Dan L. Waitzberg, criador do portal.

Os menus foram reorganizados em três grandes grupos: de conteúdo científico, institucional e de serviços. A duplicidade de botões de links foi eliminada, de forma que a estrutura da árvore de navegação ficou mais simples. "O fato de estar mais simples não significa que o conteúdo esteja menor", explica a editora Patrícia Logullo, "mas apenas que as pessoas, agora, sabem onde encontrar o que precisam". A Palavra Impressa Editora, dirigida pela editora científica Patricia Logullo, foi responsável pelo abastecimento e gerenciamento dos dados dentro do portal e por promover e supervisionar a modificação. E o site cresceu.

O Nutritotal, que já era considerado o maior site sobre nutrição clínica em língua portuguesa, conseguiu, em 2002 e 2003, mais 8.906 novos cadastros de leitores. Somados aos cadastros iniciais, o Nutritotal fechou 2003 com mais de 10.000 indivíduos identificados.

No primeiro semestre de 2004, uma novidade atraiu a atenção de mais leitores: os cursos do Nutritotal. Textos sobre temas específicos (diabetes, síndrome metabólica, síndrome da anorexia e caquexia) foram organizados numa programação educativa e seqüencial de modo a, ao mesmo tempo, esclarecer aspectos básicos dos temas e oferecer as mais recentes novidades da ciência em cada área. A visitação aos "cursos Nutritotal" foi expressiva e comemorada pelos parceiros do portal, que puderam aliar suas marcas a conteúdo científico de qualidade. Mais de 2.000 novos leitores cadastraram-se e cerca de 1.500 acompanharam cada curso.

No primeiro semestre de 2005, uma nova reformulação gráfica e editorial coincidiu com a inauguração de uma nova tecnologia de programação, desta vez em linguagem php. Em 15 de abril, foi reinaugurado o portal com novo visual (o projeto gráfico foi elaborado pelo Estúdio Infinito de Design Gráfico). Os objetivos da nova arquitetura serão o de preservar e consolidar a identidade visual da marca, ao mesmo tempo criando uma representação visual mais sólida e aplicável. A home page sofreu modificações para facilitar a navegação e permitir que o leitor tome conhecimento mais rapidamente de todos os serviços e textos que o portal oferece. "A home ficou mais simples, com o menu totalmente aberto e visível, e nossos leitores confirmaram, ao responderem a uma enquete, que o Nutritotal ficou mais bonito e mais fácil de navegar", comenta a editora Patricia Logullo.

(25/03/2010)


Voltar