Glossário: R

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

radicais livres

Moléculas ou átomos que têm um elétron não-emparelhado na órbita mais externa e, por isso, mostram-se extremamente reativos e instáveis, reagindo com compostos inorgânicos e orgânicos (carboidratos, lipídios e proteínas), particularmente com moléculas-chave das membranas ou com ácidos nucléicos nas células. Ocorrem naturalmente no corpo como resultado de processos intermediários metabólicos e podem também ser introduzidos nele. Interagem com as moléculas vizinhas e podem causar danos aleatórios a proteínas estruturais, enzimas, macromoléculas mensageiras e DNA.

reactância

Parte da impedância de um circuito devida à capacitância e à indutância.

reatância

Ver reactância.

recém nascido a termo

Criança recém nascida cujo parto ocorreu entre 37 a 42 semanas de gestação.\

recém nascido pré-termo

Criança recém nascida cujo parto ocorreu antes de 37 semanas de gestação.

resistência à insulina

Diminuição da eficácia da insulina na redução da glicemia, que pode estar relacionada com a ligação da insulina a anticorpos ou também a anormalidades em receptores à insulina na superfície celular. Está geralmente associada a obesidade, cetoacidose, infecções e outras condições raras.

retículo endoplasmático rugoso

Estrutura constituída por camadas planas achatadas, sacos ou tubos membranosos espalhados pelas células eucarióticas (que possuem núcleo celular) que apresentam em sua face externa estruturas conhecidas como ribossomos. A membrana do retículo endoplasmático encontra-se estruturalmente em continuidade à membrana do invólucro nuclear e é especializada na síntese e transporte de lipídios e proteínas.

retinol

Vitamina A.

riboflavina

Vitamina B2.

ribossomo

Partícula presente no citoplasma ou associada ao retículo endoplasmático das células, à qual o RNA mensageiro se liga para que sua mensagem seja traduzida em uma seqüência de aminoácidos. Estrutura fundamental para a síntese protéica.

Cadastre-se e receba nossa newsletter