Guia para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19

Postado em 7 de abril de 2020 | Autor: Isabella Mendes

Guia da ASBRAN traz dicas sobre como melhorar a alimentação no meio da pandemia

Diante da pandemia que estamos vivendo por conta do COVID-19, o momento se torna de isolamento, propício para descobrirmos um novo modo de viver.

Com o contato mais intenso com preparações feitas em casa, é hora de refletir sobre a alimentação. A Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) publicou um guia baseado no Guia Alimentar para População Brasileira (2014), para auxiliar nessa reflexão e escolhas alimentares.

O material traz que é importante realizar um planejamento, pensar em uma refeição balanceada e com técnicas fáceis de preparo. Sobre o cuidado com crianças, a ASBRAN pontua que é recomendável inclui-las no processo, pedindo  para que listem ingredientes e pesquisem receitas, calculem tempo de preparo e quantidades de xícaras e colheres da receita e até desafiando-os a pesquisar sobre ciência, como o cozinhar do ovo, assar do pão e criação de molhos para saladas.

Deve-se preferir alimentos in natura, planejar o tempo incluindo a alimentação como parte fundamental, reduzir as quantidades de óleos e açúcares utilizados nas preparações, limitar o consumo de processados, evitar ultra processados e estabelecer visão crítica sobre as informações fornecidas no meio de comunicação sobre alimentação.

Sobre as idas ao mercado, o material traz que é importante todos tomarem a consciência de não comprar por impulso, tanto pelo desperdício gerado, quanto pelo impacto que causa para outras pessoas. Por isto, no momento da compra é importante fazer uma lista, escolher melhores horários que possibilitem o máximo distanciamento social possível e limitar compras de industrializados.

No cenário vivenciado, as boas práticas de manipulação são indispensáveis. As embalagens compradas devem ser higienizadas com água, sabão ou álcool 70% antes do armazenamento. Frutas devem ser armazenadas em fruteiras e sempre lavadas antes do consumo (assim como outras hortaliças) em solução clorada. As preparações prontas devem ser mantidas em refrigeração. Sempre que possível, os alimentos devem ser aproveitados integralmente, sem causar desperdícios.

Confira o guia completo aqui.

Referência

ASBRAN

Leia também