Novo relatório da OMS, UNICEF e The Lancet: “Um futuro para as crianças do mundo”

Postado em 2 de março de 2020 | Autor: Nicole Perniciotti

O relatório afirma que uma criança pode ver em um único ano até 30 mil anúncios na televisão

Comissão convocada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela revista científica The Lancet apresenta relatório “Um futuro para as crianças do mundo”. O relatório adotou o novo índice global de 180 países e comparou o desenvolvimento das crianças, incluindo bem-estar, saúde, educação, nutrição, sustentabilidade (emissão de gases de efeito estufa), além da desigualdade social.

Segundo o relatório, a saúde e o futuro das crianças e adolescentes no mundo estão ameaçados pela degradação do meio ambiente, mudanças climáticas e práticas abusivas de marketing que estimulam o consumo de alimentos ultra processados, bebidas açucaradas, álcool e tabaco.

Com o aumento de 11 vezes mais crianças obesas no mundo, o relatório afirma que uma criança pode ver em um único ano até 30 mil anúncios na televisão, levando à exposição descontrolada ao marketing comercial de junk food e bebidas açucaradas, que por sua vez, são associadas ao sobrepeso e obesidade, gerando custos e consequências para a saúde pública.

Veja o relatório completo.

  • DOWNLOAD

Leia também