Qual a relação entre a laranja moro e o emagrecimento?

Postado em 27 de novembro de 2017 | Autor: Natalia Lopes

O consumo de laranja Moro [Citrussinensis (L.) Osbeck] tem aumentado nos últimos anos devido a sua possívelrelação com o emagrecimento.  Essa frutaé uma espécie de laranja cultivada em algumas regiões do mundo, principalmentena Sicilia, que recebe a denominação Moro por possuir uma alta concentração deantocianinas, que além das propriedades nutricionais, também é responsável pelacor avermelhada da fruta.

As antocianinas são pigmentos solúveis em água pertencentes à família decompostos flavonóides envolvidos na natureza em vários aspectos do desenvolvimentoe defesa da planta. Na alimentação humana, são considerados agentesterapêuticos, com possíveis ações na proteção contra estresse oxidativo,doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, e em doenças relacionadas àidade.

Estudo realizado por Cardile e colaboradores avaliou os efeitos doextrato da Laranja Moro sobre o peso e outros marcadores de 30 voluntários comsobrepeso. Após 12 semanas de suplementação os autores observaram que comparadoao grupo placebo, o grupo tratado obteve redução significativa no peso, IMC,circunferência da cintura e do quadril. Já em um estudo piloto, Azzini ecolaboradores avaliaram os efeitos da ingestão de suco de laranja rico emantocianinas sobre o emagrecimento e perfil metabólico de 11 mulheres com IMCmédio de 34,4±4,8kg/m2. Essas mulheres foram orientadas a manter suadieta normal e beberam diariamente 500ml do suco contendo 250mg de antocianinasdurante 12 semanas. Antes, após quatro semanas e no final da intervenção, elaspassaram por avaliação antropométrica, de pressão arterial e de parâmetrosbioquímicos. Os autores concluíram que o consumo diário do suco rico emantocianinas não teve efeitos significativos no peso das participantes, houveapenas uma redução no colesterol total e LDL-c, porém significativa apenas parao LDL-c.

Em um estudo experimental (TITTA, L et al 2009), os efeitos do consumo de suco de laranja Morosobre o ganho de peso foi avaliado em camundongos machos divididos em gruposque receberam o suco de laranja Moro, suco de laranja Navelina (uma laranja commenos antocianinas), extrato enriquecido com antocianina de laranjas Moro ouextrato enriquecido de cianidina-3-glucosidio purificado. Os pesquisadoresacompanharam o peso corporal e a ingestão de alimentos dos quatro grupos ao longode um período de 12 semanas e observaram que o grupo que recebeu o suco delaranja Moro ganhou menos peso que os demais grupos, porém o grupo que recebeuo extrato de antocianinas acumulou gordura durante o período. O grupo concluique o efeito anti-obesidade do suco de laranja Moro não pode ser explicadoapenas pelo seu teor de antocianina, e sugerem que múltiplos componentespresentes nessa fruta podem atuar sinergicamente para inibir o acúmulo degordura

Outro estudo experimental avaliou se o consumo de suco de laranja Moroseria capaz de melhorar o dano hepático causado pelo consumo de dietahiperlipídica. Para isso, ofereceram o suco da laranja a camundongos queganharam peso após o consumo de dieta hiperlipídica e que também apresentavamresistência à insulina e dislipidemia. Os animais receberam a bebida por 12semanas e após o período, os animais apresentaram redução do ganho de peso,maior sensibilidade à insulina, diminuição de triglicerídeos e colesterol totale melhora da esteatose hepática.

Apesar de promissor, os efeitos da Laranja Moro sobre o emagrecimento emelhora de perfis metabólicos associados ao ganho de peso ainda precisam sermelhor avaliados, sobretudo em estudos com humanos.

Referências:

AZZINI, E. et al. Effect of Red Orange Juice Consumption on Body
Composition and Nutritional Status in Overweight/Obese Female: A Pilot
Study. Oxidative
Medicine And Cellular Longevity, 
[s.l.], v. 2017, p.1-9,
2017. Hindawi Limited.
http://dx.doi.org/10.1155/2017/1672567.

Cardile V, Graziano AC, Venditti A. Clinical evaluation of Moro (Citrus
sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management.
Nat Prod Res. 2015;29(23):2256-60.

LOPIERO, Angela Roberta. The State of the Art in Biosynthesis of
Anthocyanins and Its Regulation in Pigmented Sweet Oranges [(Citrus sinensis)
L. Osbeck]. Journal Of Agricultural And Food Chemistry, [s.l.],
v. 63, n. 16, p.4031-4041, 20 abr. 2015. American Chemical Society (ACS).
http://dx.doi.org/10.1021/acs.jafc.5b01123.

SALAMONE, Federico. Moroorange juice prevents fatty
liver in mice. World Journal Of Gastroenterology, [s.l.], v.
18, n. 29, p.3862-3868, 2012. Baishideng Publishing Group Inc..
http://dx.doi.org/10.3748/wjg.v18.i29.3862.

TITTA, L et al. Blood orange juice inhibits fat
accumulation in mice. International Journal Of Obesity, [s.l.], v.
34, n. 3, p.578-588, 22 dez. 2009.
Springer Nature.
http://dx.doi.org/10.1038/ijo.2009.266.

Leia também