Como comer de forma saudável sem perder o prazer?

Postado em 1 de janeiro de 2020 | Autor: Roberta Lara

Conheça algumas práticas para aplicar no seu dia a dia que vão ajudá-lo a recuperar a delícia de comer bem

Roberta Lara

Roberta Lara* é nutricionista

Comer com consciência, prazer e sem culpa! Em meio a tantas preocupações do dia a dia, cobranças e tarefas a fazer, está cada vez mais difícil parar um momento e prestar atenção nas refeições e nas sensações relacionadas a cada alimento. Por isso, indico agora algumas dicas importantes para você resgatar essa atenção perdida.

4 dicas para comer de forma saudável

Explore todos os sentidos

Usar os nossos cinco sentidos durante a refeição é essencial para você ter mais atenção ao que come. O cheiro tem total relação com o sabor e a textura do alimento. Ouça cada mordida e cada mastigação de forma devagar, pois o nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para entender os sinais de saciedade.

Comer de forma saudável é comer com prazer

Ao escolher um alimento, coma com vontade. Não tenha medo ou culpa, se você tiver furando a dieta e aquilo era essencial para você no momento, apenas curta! Sabe quando falam que comer com prazer não engorda? As nossas sensações físicas e emocionais andam lado a lado nesse sentido. Claro, é preciso ter equilíbrio, mas não se prive ou se responsabilize de forma negativa só porque ficou com vontade de um brigadeiro, ok? Se você saborear ele devagar, vai ver que só um bastará, sem exageros! A quantidade é a chave desse equilíbrio.

A respiração é fundamental até na hora de se alimentar

Isso implica na quantidade de alimento que você ingere. Sabe quando você come rápido demais e depois respira fundo e sente que o estômago está cheio? Que tal fazer esse tipo de respiração desde o começo da refeição? Mastigar e respirar devagar são a chave para você ter mais equilíbrio nas quantidades e evitar o exagero.

Perceba seu corpo ao terminar de comer

Você acha que vale a pena repetir o prato ou você faz isso por impulso? Uma forma de se atentar a isso é terminar de comer, parar e respirar. Viu que ficou satisfeito, é porque não há necessidade de repetir. Entender os sinais de fome e saciedade é fundamental para alcançar bons resultados com a prática de “comer com atenção plena”.

Sem extremismos, sem terrorismos, sem exclusão. A dieta eficaz é aquela que equilibra todos os alimentos, em quantidades adequadas e com diversidade!

* Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).

Referência bibliográfica:

LANDRY, M. et al. Is eating pleasure compatible with healthy eating? A qualitative study on Quebecers’ perceptions. Appetite., v. 1, p. 537-547, jun. 2018.

 

 

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