Estudo comprova: cortar glúten da dieta não melhora sintomas intestinais em pessoas saudáveis

Postado em 2 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Entenda por que evitar a proteína pode fazer mal em quem não tem doença celíaca

Uma pessoa oferecendo pães e outra negando. Muita gente acha que cortar glúten da dieta ajuda a emagrecer.

Nem todo mundo deve cortar o glúten da dieta | Imagem: Shutterstock

O glúten é uma proteína presente em alimentos à base de trigo, cevada e seus derivados. Contudo, apesar de ser um nutriente, muita gente pensa que cortar glúten da dieta contribui para o emagrecimento ou até mesmo para a melhora em alguns sintomas intestinais.

Porém, eliminar completamente os alimentos que contêm glúten do cardápio pode não ser uma boa estratégia para todo mundo. E isso foi comprovado pela ciência. De acordo com um estudo divulgado pelo periódico Gastroenterology, pessoas saudáveis que aboliram o glúten da alimentação não apresentaram melhoras em sintomas relacionados ao intestino após a realização de alguns testes.

Cortar glúten da dieta funciona?

O estudo

Foram recrutadas pessoas com mais de 18 anos e sem diagnóstico de desordens relacionadas ao glúten, e que foram orientadas a seguirem uma dieta sem a proteína durante duas semanas.

Como resultado, as pessoas que aderiram à dieta sem glúten não tiveram diferenças significativas na alteração dos sintomas ligados ao intestino, como dor abdominal, refluxo, diarreia, constipação e fadiga.

Com isso, os pesquisadores apontam que apenas os pacientes com sintomas relacionados ao glúten devem sofrer investigação de doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaca. Porém, se por acaso essas alterações não forem descobertas no diagnóstico, cortar o glúten da dieta como parte de um estilo de vida saudável precisa ser uma ação questionada e desencorajada.

Portanto, é muito importante consultar um nutricionista. Somente o profissional poderá fazer o diagnóstico mais adequado e identificar se o paciente sofre com algum tipo de doença relacionada ao glúten.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Croall ID et al. Gluten Does Not Induce Gastrointestinal Symptoms in Healthy Volunteers: A Double-Blind Randomized Placebo Trial. Gastroenterology 2019;157:881–883.

Leia também



Assine nossa newsletter: