10 alimentos para curar ressaca

Postado em 25 de fevereiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba o que ajuda a hidratar o corpo e recuperar os nutrientes perdidos

A ressaca pode vir acompanhada de vários sintomas desagradáveis, como dor de cabeça, náusea, fadiga e sonolência. Para evitar que ela se arraste pelo resto do dia, alguns cuidados são importantes, a começar pelas escolhas alimentares. A ciência aponta que existem alimentos para curar ressaca – e a dica é investir neles para se recuperar da noite de excessos.

Para a nutricionista Cristiane Verotti, uma das opções mais indicadas tanto antes do consumo de álcool quanto durante uma eventual ressaca são os sucos de frutas naturais. “Eles possuem uma quantidade grande de carboidratos, vitaminas, minerais, antioxidantes e hidratam”, recomenda.

Um estudo publicado no periódico Current Research in Food Science mostrou que uma bebida feita com uma mistura de limão, pera e água de coco, por exemplo, pode ser usada para superar a ressaca, mas ainda faltam estudos mais conclusivos para essa certificação.

Contudo, o que já se sabe é que manter a hidratação pode contribuir para evitar o mal estar. Alternar um copo de água (ou um suco) entre um drink e outro pode ser uma sequência boa para evitar o excesso de álcool, de acordo com a nutricionista.

Agora, se o problema já se instalou, veja a seguir outros alimentos para curar ressaca, segundo a profissional.

Alimentos para curar ressaca

A dica é melhorar a hidratação e aumentar o consumo de nutrientes que aliviam dores estomacais.

Homem e mulher sentados à mesa com expressão de cansaço tomando em caneca

Um chá de hortelã pode melhorar a digestão depois de uma noite de excessos | Imagem: Shutterstock

Gengibre

Possui ação antiemética (combate sintomas como enjoo, as náuseas e os vômitos), anti-inflamatória e desintoxicante, o que ajuda a melhorar o desempenho do sistema digestivo.

Água de coco

O álcool tem ação diurética e faz a pessoa perder muito potássio e sódio. Além de hidratar, a água de coco repõe esses minerais.

Hortelã

Auxilia na melhora da digestão e no alívio de dores estomacais. A planta também ajuda a melhorar o mau hálito, que é muito comum depois do excesso de álcool.

Melão

Grande parte da sua composição é água, o que ajuda muito na hidratação e no processo de eliminação de toxinas.

Banana

A banana ajuda a diminuir a azia e ainda é rica em vitaminas e minerais.

Macarrão

É um alimento rico em carboidratos que, após ser digerido, se transforma rapidamente em açúcar para o corpo.

Acerola

Rica em vitamina C, tem ação antioxidante.

Quiabo

É boa fonte de fibra solúvel, que estabiliza os níveis de açúcares no sangue.

Abóbora

Atua no bom funcionamento do sistema digestório.

Canela

Ajuda a melhorar transtornos digestivos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Cristiane Verotti é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva. Mestre pelo departamento de gastroenterologia da FMUSP. Membro titular da BRASPEN.

Dubey K. et al. Influence of food commodities on hangover based on alcohol dehydrogenase and aldehyde dehydrogenase activities. Current Research in Food Science, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: