10 alimentos para curar ressaca

Postado em 2 de janeiro de 2023 | Autor: Redação Nutritotal

A hidratação, o alto teor de carboidratos e as propriedades antioxidantes são fundamentais para combater a ressaca.

Festas, confraternizações e férias… se você tem hábito de consumir bebidas alcoólicas pode ser que em algum desses momentos exagere um pouquinho. E se você está lendo esse texto, provavelmente, é porque quer conhecer os alimentos que podem curar a ressaca.

10 alimentos para curar a ressaca | Imagem: shutterstock

10 alimentos para curar a ressaca | Imagem: shutterstock

“Ressaca” é o termo usado popularmente para se referir aos efeitos no organismo causados pelo consumo exagerado de álcool no dia anterior. Caracteriza-se por uma série de desconfortos como dor de cabeça, fadiga, sonolência, náuseas e, às vezes, vômitos.

O consumo de álcool afeta negativamente diversos sistemas do nosso organismo, mas principalmente o cérebro, trato gastrointestinal, fígado e até o sistema imunológico. Dessa forma, esses sintomas são efeitos diretos do álcool e da quebra dele no organismo.

A quebra do álcool dentro do corpo humano gera algumas substâncias que aumentam a atividade do fígado e causam estresse naquela região. O acúmulo dessas substâncias e o estresse no fígado geram esses efeitos famosos da ressaca.

O consumo de álcool frequente pode trazer prejuízos à saúde, sendo um dos fatores de risco para diabetes, cirrose e doenças cardiovasculares. E a ressaca em si tende a prejudicar o funcionamento diário no trabalho e em atividades físicas.

Sendo assim, algumas dicas para diminuir os efeitos da ressaca são muito úteis. A hidratação e o consumo de certos tipos de alimentos pode ajudar bastante nesse processo.

Hidratação

O consumo de álcool influencia o processo de produção de urina pelo corpo, aumentando o volume de urina produzido e causando, consequentemente, a desidratação. Esse processo aumenta a concentração de álcool no organismo e também os efeitos mencionados acima.

Portanto, a ingestão de água antes, durante e depois do consumo de álcool é muito importante para diminuir os prejuízos causados pelo exagero dessa substância. Um copo de água entre as doses de bebida e cerca de 500 mL antes de dormir podem ser os maiores aliados nesse processo.

Conheça 10 alimentos para curar a ressaca

Os alimentos que podem ajudar na ressaca são aqueles que têm o poder de atenuar alguns de seus sintomas. Então, alimentos com alto teor de água, compostos antioxidantes e ricos em carboidratos são as melhores opções.

Gengibre

O gengibre possui propriedades com ação antiemética, ou seja, combate os sintomas gastrointestinais indesejáveis como enjoos, náuseas e vômitos. Além disso, possui antioxidantes e antiinflamatórios, atenuando o efeito danoso do álcool.

Pode ser consumido em diversas preparações ou até mesmo como chá de gengibre, melhorando também o desempenho digestivo.

Água de coco

A água de coco pode ser uma grande aliada para combater os efeitos desagradáveis da ressaca. Além de trazer grande hidratação, a água de coco tem o poder de repor sais minerais que são perdidos com a desidratação imposta pelo álcool.

Além da reposição de minerais, principalmente sódio e potássio, aliada a uma boa hidratação com água mineral, a água de coco pode ser muito importante na eliminação das toxinas geradas pelo álcool.

Hortelã

A hortelã, principalmente consumida na forma de chá de hortelã, possui propriedades muito importantes para combater os sintomas gastrointestinais da ressaca. Contribui para a diminuição e o alívio de dores estomacais, enjoos, náuseas e gases intestinais.

Pode combater também o mau hálito causado pelo álcool, seu sabor e aroma refrescantes característicos mascaram o mau cheiro.

Melão

O melão é uma ótima fonte de carboidratos naturais, que ajudam a manter o nível de glicose no sangue adequado após o prejuízo causado pelo consumo de álcool. Também possui diversos antioxidantes que reduzem os danos causados ao fígado e demais órgãos.

Sendo composto de 90% de água, o melão contribui para a hidratação durante a ressaca, que muitas vezes não consegue ser atingida apenas com a ingestão de água e líquidos hidratantes.

Banana

A banana é uma das frutas com maior teor de carboidratos, além de serem rapidamente absorvidos pelo organismo. Mas também possui propriedades que ajudam a combater as náuseas e enjoos.

Macarrão

O macarrão também é uma grande fonte de carboidratos rapidamente absorvidos pelo organismo. Pode ser preparado de diversas formas e de maneira rápida, o que é um grande alívio para a fadiga e lentidão causadas pela ressaca.

Além do mais, o macarrão, diferente do arroz e de outros grãos ricos em carboidratos, é mais facilmente consumido e aceito por aqueles que estão sentindo os efeitos desagradáveis da ressaca, como as náuseas e dores estomacais.

Acerola

A acerola, em forma de suco ou da fruta inteira, é riquíssima em Vitamina C que possui um grande efeito antioxidante e protetor do organismo. O seu suco rico em carboidratos também contribui para estabilizar os níveis de glicose sanguíneos.

Quiabo

O quiabo é um representante do grupo de vegetais verdes que possui um grande teor de fibras solúveis, apresentando uma série de benefícios à saúde. Especificamente na ressaca, as fibras do quiabo mantém o nível adequado de açúcar no sangue.

O quiabo ainda tem o potencial de auxiliar na recuperação estomacal após o consumo de álcool e atuar diretamente no intestino.

Abóbora

A abóbora pode beneficiar no bom funcionamento do sistema digestório, dessa forma, atenuando os sintomas indesejáveis da ressaca. Além disso, a abóbora também possui um conteúdo expressivo de vitamina C e antioxidantes que ajudam na recuperação.

Canela

A canela é um importante combatente dos transtornos digestivos causados pelo álcool, além de possuir ação estimulante, que pode contribuir para atenuar os efeitos de fadiga e cansaço causados pela ressaca.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Gostou desse conteúdo? Veja também:

Referências

Dubey K. et al. Influence of food commodities on hangover based on alcohol dehydrogenase and aldehyde dehydrogenase activities. Current Research in Food Science, 2019.

Ramadan-Hassanien MF. Total antioxidant potential of juices, beverages and hot drinks consumed in Egypt screened by DPPH in vitro assay. grasasaceites [Internet]. 2008Sep.30

Referência bibliográfica:

Cristiane Verotti é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva. Mestre pelo departamento de gastroenterologia da FMUSP. Membro titular da BRASPEN.

Dubey K. et al. Influence of food commodities on hangover based on alcohol dehydrogenase and aldehyde dehydrogenase activities. Current Research in Food Science, 2019.

Assine nossa newsletter: