4 alimentos para ajudar a tratar a osteoporose

Postado em 3 de outubro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Descubra quais são os grupos alimentares ricos em proteínas, cálcio e vitamina D para sua dieta

A osteoporose é uma doença que afeta os ossos, deixando-os mais porosos e frágeis com o passar dos anos. Consequentemente, pela condição, há um risco de quedas e fraturas mais constantes. Mas a boa notícia é que dá para prevenir, a começar pelos alimentos que você consome.

Segundo dados da International Osteoporosis Foundation, seguir uma boa alimentação pode ser útil para evitar a doença. A recomendação vale em especial para os idosos, que são mais propensos a terem osteoporose.

Para completar, outro estudo, divulgado pelo periódico Europe PMC, mostrou que os ossos requerem uma grande variedade de nutrientes para se desenvolverem normalmente e se manterem saudáveis após o crescimento. Para isso, pode ser importante aumentar o consumo de nutrientes como proteínas, cálcio, fósforo, vitamina D, C e K, zinco, manganês e cobre.

A seguir, a nutricionista Natália Lopes destaca alguns alimentos que devem fazer parte da dieta de quem quer evitar a osteoporose. Mas lembre-se que para saber o plano alimentar mais adequado para você é recomendado sempre consultar um nutricionista.

Alimentos x osteoporose

Veja quais ingredientes investir na dieta para diminuir o risco de osteoporose.

Mesa com peixes, queijos, grãos, carnes, frutas e ovos

Uma alimentação rica em cálcio, proteínas e vitaminas ajuda a afastar a osteoporose | Imagem: Shutterstock

Leite

A bebida e seus derivados como queijos, manteigas e iogurtes faz parte do grupo de alimentos ricos em cálcio, um nutriente necessário para os ossos. Segundo Natália, a biodisponibilidade dele, ou seja, a absorção e utilização do cálcio pelo organismo, é melhor quando é consumido dentro de uma refeição, como o café da manhã, e de forma fracionada ao longo dos dias. Vale ressaltar que é importante priorizar leite e derivados com baixas concentrações de gorduras.

Veja também: Como deve ser o consumo de leite por adultos

Vegetais verde-escuros (alimentos veganos com cálcio contra a osteoporose!)

Para os veganos que buscam aumentar o consumo de cálcio, uma opção ao leite de vaca é comer mais brócolis ou espinafre durante as refeições, que são hortaliças ricas no nutriente.

Peixes

Opções como o salmão, o atum e a sardinha podem ajudar o corpo a conseguir mais vitamina D, outro nutriente importante para os ossos. De acordo com a nutricionista, essa vitamina também pode ser encontrada na gema do ovo, no fígado de boi, em oleaginosas como nozes, avelãs, castanhas e amêndoas, ou ainda durante a exposição solar feita diariamente, por cerca de 15 minutos, sempre fugindo dos horários de maior incidência do sol (entre 10h e 16h).

Feijão

O grão tão conhecido pelos brasileiros faz parte da família das leguminosas, como a ervilha, o grão-de-bico e a lentilha. Todos eles são fontes de proteínas para o organismo, que também são importantes na construção do esqueleto humano. Carnes, aves e peixes também oferecem os valores proteicos que o corpo precisa.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Natália Lopes é nutricionista e tutora do Ganep Educação.

International Osteoporosis Foundation, 2019.

Morselli B. et al. Osteoporosis diet. Europe PMC, 2000.

Leia também



Assine nossa newsletter: