4 alimentos para você comer quando estiver com gripe

Postado em 4 de abril de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba o que incluir na dieta para reforçar seu sistema imune

Em qualquer mudança de tempo, ela pode aparecer sem que você perceba. Trata-se da gripe, e por mais incômoda que ela possa ser, saiba que é possível se prevenir e até enfrentá-la de um jeito mais fácil ao priorizar uma boa alimentação. Existem alguns alimentos que contribuem para o reforço do sistema imunológico e, por isso, são mais indicados para o paciente comer quando estiver com gripe.

De acordo com um estudo divulgado pelo Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, o uso de fitoterápicos e de suplementos alimentares podem ser aliados na prevenção da gripe causada pelo vírus Influenza, trazendo efeitos anti-inflamatórios.

E, segundo a nutricionista Cristiane Verotti, uma alimentação balanceada também é capaz de melhorar o sistema imune e contribuir para não contrair gripes com facilidade. “Mas se ela aparecer, o melhor a se fazer é em primeiro lugar manter a hidratação. De uma maneira geral, no mínimo 30 ml de líquidos por kg de peso corporal é recomendado”, ressalta. A profissional lembra que essa hidratação pode ser feita por meio de sucos de frutas, principalmente de laranja, limão e acerola, que são ricos em vitamina C.

Quer ver mais exemplos do que comer quando estiver com gripe? A nutricionista lista mais a seguir:

O que comer quando estiver com gripe

Além de acompanhamento médico e repouso, o paciente pode ser beneficiado por uma boa alimentação.

Mesa com chá, gengibre e alho, alguns alimentos indicados para se comer quando estiver com gripe

Os chás contribuem com a hidratação e podem conter ingredientes que turbinam a imunidade para se recuperar de uma gripe | Imagem: Shutterstock

Chás

São outra forma de manter a hidratação. Quanto aos sabores, uma boa opção é o chá branco, que contém catequinas (substâncias também presentes no chá verde), que possui forte ação anti-inflamatória e fortalecedora do sistema imunológico.

Gengibre

O gengibre pode ajudar aliviar incômodos como dores de garganta pois contém gengirol. Trata-se de uma substância anti-inflamatória e imunomoduladora, além de bactericida.

Alho e cebola

O alho contém alicina, que é um poderoso inibidor do crescimento de microrganismos como fungos e bactérias. Também ajuda a reduzir e diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. E a cebola é da mesma família do alho. É rica em compostos antioxidantes como as vitaminas A e C e quercetina, que também possui atividade antimicrobiana e pode ter função anti-inflamatória.

Própolis

Possui antioxidantes com ação antibiótica, porque é rico em aminoácidos, vitaminas e bioflavonoides. Além disso, possui ação antibacteriana e antiviral e pode prevenir o aparecimento de constipações, pneumonias, resfriados e doenças do aparelho respiratório.

Dica: um exemplo ótimo que contempla tudo isso é um chá de limão, com alho, cebola, gengibre e gotas de própolis.

Vale lembrar ainda que, apesar de esses alimentos serem sugeridos, não existe nenhum alimento capaz de curar uma gripe. Consulte um especialista da área da saúde caso apresente sintomas como tosse, espirros, coriza e dores no corpo.

Veja também: Dieta contra gripe: sopa temperada pode ajudar a aliviar os sintomas

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Cristiane Verotti é nutricionista especializada em nutrição clínica e esportiva. Mestre pelo departamento de gastroenterologia da FMUSP. Membro titular da BRASPEN.

Haider A. et al. Prevention and Treatment of Influenza, Influenza-Like Illness, and Common Cold by Herbal, Complementary, and Natural Therapies. Journal of Evidence-Based Complementary & Alternative Medicine, 2017.

Leia também



Assine nossa newsletter: