Veja 4 alimentos ricos em licopeno e descubra a importância desse nutriente

Postado em 13 de fevereiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça as propriedades da substância

Alimentos ricos em licopeno são aqueles com tons avermelhados, já que o nutriente é responsável por dar essa coloração natural. Mas essa não é sua única função: um estudo divulgado pelo Front Pharmacology mostrou que o licopeno pode ajudar na melhoria da função vascular e na prevenção de doenças do coração.

Outra pesquisa publicada no International Journal of Nutrology afirmou que, graças à sua grande capacidade antioxidante, o licopeno é capaz de atingir concentrações elevadas no tecido prostático, e com isso, ajudar na prevenção do câncer de próstata. Entretanto, mais estudos científicos ainda são necessários para concluir os seus efeitos.

Para aproveitar as propriedades desse nutriente, veja a seguir exemplos de alimentos ricos em licopeno:

Alimentos ricos em licopeno

Boa parte deles você consome e nem sabia! Veja por que vale a pena tê-los na alimentação.

Tomates, alimentos ricos em licopeno

Nutriente dá tom avermelhado a frutas e legumes | Imagem: Shutterstock

Tomate

O fruto é uma fonte bastante conhecida de licopeno. Além dos benefícios ligados à saúde cardiovascular, um estudo do British Journal of Dermatology analisou o consumo de pasta de tomate por mulheres saudáveis, e concluiu que o licopeno pode atuar, em longo prazo, como fator de prevenção em problemas de saúde que afetem a pele. Outro estudo, divulgado no periódico European Journal of Nutrition revelou que o licopeno pode até mesmo contribuir com a fertilidade em homens.

Mamão

O licopeno faz parte da família dos carotenoides, assim como o betacaroteno presente em alimentos como a cenoura. Mas a vantagem do mamão é que ele pode reunir altas quantidades de ambos os nutrientes, além de conter potássio, podendo ser uma opção ideal para o seu café da manhã.

Goiaba vermelha

O nutriente também está presenta na goiaba vermelha (Psidium guajava L.). Segundo uma pesquisa feita pelo Food Research International, a ação do licopeno na fruta pode ser capaz de combater células cancerígenas na região mamária.

Melancia

Outra fruta que chama a atenção por ser fonte comprovada de licopeno é a melancia. Um estudo do EXCLI Journal mostrou que o licopeno presente no alimento pode atuar na prevenção contra síndromes metabólicas, como estresse oxidativo, câncer e até diabetes.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Mozos I. et al. Lycopene and Vascular Health. Front Pharmacology, 2018.

Boto E. et al. Licopeno e prevenção do câncer de próstata: Uma revisão integrativa. International Journal of Nutrology, 2019.

Rizwan M. et al. Tomato paste rich in lycopene protects against cutaneous photodamage in humans in vivo: a randomized controlled trial. British Journal of Dermatology, 2011.

Williams E. et al. A randomized placebo-controlled trial to investigate the effect of lactolycopene on semen quality in healthy males. European Journal of Nutrition, 2019.

Kopec R. et al. Carotenoids are more bioavailable from papaya than from tomato and carrot in humans: a randomised cross-over study. British Journal of Dermatology, 2013.

Dos Santos R. C. et al. Lycopene-rich extract from red guava (Psidium guajava L.) displays cytotoxic effect against human breast adenocarcinoma cell line MCF-7 via an apoptotic-like pathway. Food Research International, 2017.

Naz A. et al. Watermelon lycopene and allied health claims. EXCLI Journal, 2014.

Leia também



Assine nossa newsletter: