4 frutas para tratar a prisão de ventre

Postado em 14 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Ricas em fibras, elas podem ajudar a manter a boa saúde intestinal

A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal, é uma alteração no funcionamento do intestino que pode atingir desde bebês até idosos, afetando diretamente a microbiota saudável.

Uma de suas possíveis causas está diretamente ligada à alimentação e à escolha dos ingredientes consumidos no dia a dia. Um estudo divulgado no periódico Scadinavian Journal of Caring Sciences aponta que a falta de fibras na dieta é um dos fatores que podem agravar o problema e, por isso, segundo os pesquisadores, consumir uma refeição diária rica em fibras é um hábito que pode ser incluído nas estratégias de tratamento da constipação.

De acordo com a nutricionista Natália Lopes, as frutas podem favorecer o funcionamento intestinal, já que muitas delas são ricas em fibras.

Frutas contra a prisão de ventre

Veja a seguir quatro opções para incluir no cardápio:

Banana, laranja, kiwi, maçã - algumas frutas que ajudam a combater a prisão de ventre

Frutas: possíveis soluções para a prisão de ventre | Imagem: Shutterstock

Maçã argentina

Natália Lopes sugere que o consumo dessa fruta precisa ser feito com a casca, já que a maçã é rica em celulose e pectinas, tipos de fibras que são bem aproveitadas pelo organismo. Além dela, a goiaba branca e algumas frutas cítricas como mexerica também também são ricas nesses tipos de fibras.

Kiwi

Outra fruta cítrica com bastante fibra. O consumo de kiwi, segundo um estudo feito pela Sociedade Coreana de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica, pode aumentar a frequência de defecação, o volume das fezes, a suavidade dos movimentos intestinais e a facilidade de defecação.

Ameixa seca

Rica em fibras e compostos fenólicos, a fruta pode auxiliar no efeito laxante, de acordo com o estudo coreano, que também indica o damasco como alternativa. Confira outros mitos e verdades sobre a ameixa.

Banana verde

Com sabor adstringente, ela pode conter altas quantidades de taninos. Além disso, Natália aponta que um nutriente importante para a dieta de quem sofre com a prisão de ventre é o amido resistente, que também está presente na fruta. Conheça outros benefícios da farinha de banana verde.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Natália Lopes é nutricionista e tutora do Ganep Educação.

Aase W. Fruit and fibre (Pajala porridge) in the prevention of constipation. Scadinavian Journal of Caring Sciences, 2005.

Bae S. Diets for Constipation. The Korean Society of Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition, 2014.

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