4 mitos e verdades sobre a farinha de banana verde

Postado em 30 de setembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça melhor o que a ciência já sabe sobre propriedades nutricionais desse alimento

O Brasil é um grande produtor de frutas e hortaliças. Dentre elas, a banana é, sem dúvida, um dos vegetais mais comercializados e produzidos em diferentes variações, como prata, ouro, maçã e nanica. E quando colhida antes do amadurecimento, é conhecida como banana-verde, que tem ganhado fama por ser fonte de derivados importantes para a saúde e a nutrição, como a biomassa e a farinha de banana verde.

A farinha de banana verde pode ser usada no preparo de massas, bolos e tortas. E para quem possa estranhar o uso do ingrediente derivado da fruta que nem amadureceu, vale saber que até a ciência vem comprovando os benefícios dele. Um exemplo é um recente estudo publicado no periódico Nutrients, que aponta que a banana verde pode ter efeito em diferentes partes do corpo, desde o intestino até no controle de peso.

E para que você possa entender mais sobre eles, a seguir, listamos alguns dos mais procurados mitos e verdades a respeito do uso da farinha de banana verde na nutrição. Confira:

Para que serve a farinha de banana verde?

Explicamos seu uso e benefícios a partir de 4 mitos e verdades sobre o ingrediente.

Banana verde ao lado de pote de farinha

O ingrediente é fonte de vitaminas e minerais | Imagem: Shutterstock

O consumo de farinha de banana verde pode ajudar a emagrecer

Parcialmente verdade. Um estudo feito na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, investigou o uso do ingrediente e descobriu que o consumo de farinha de banana verde pode não promover uma perda de peso ou alterações na composição corporal em mulheres com sobrepeso. No entanto, pode ocorrer uma diminuição da circunferência do quadril. De qualquer forma, ainda faltam estudos mais conclusivos a respeito desse benefício entre seres humanos.

Esse tipo de farinha tem menos vitaminas do que a fruta natural

Mito. Um estudo feito pela Revista Brasileira de Fruticultura aponta que a farinha de banana verde com casca se mantém como fonte alimentar de minerais e fibras. Já outra pesquisa divulgada pela Academy of Nutrition and Dietetics sugere que a farinha também possui traços de vitamina C, A, B1 e B2.

A farinha de banana verde pode causar diarreia

Mito. Ao contrário. A pesquisa da Nutrients avaliou que os benefícios do ingrediente para a saúde poderiam ajudar no controle de sintomas relacionados a doenças gastrointestinais. Além disso, a polpa da fruta foi testada em um grupo de crianças e, como resultado, foi capaz de melhorar sintomas como diarreia e constipação (prisão de ventre).

Ela pode auxiliar no controle do índice glicêmico

Verdade. A farinha de banana verde pode aumentar a saciedade e influenciar a estabilidade da glicose no organismo (homeostase), segundo um estudo divulgado pelo periódico Nutrients. Além disso, outra pesquisa feita na Universidade de Brasília aponta que a massa de banana verde, apesar de perder grande parte de amido resistente ao decorrer de seu processamento, possui baixo índice glicêmico. Mas é importante ressaltar que ainda faltam mais estudos para se certificar a respeito desse benefício.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Valle H. et al. Yes, nós temos bananas – Histórias e receitas com biomassa de banana verde. Senac, 2019.

Ramos A. Efeitos da suplementação de farinha de banana verde e kombucha na composição corporal de ratos Wistar. Journal of Health, 2019.

Falcomer A. et al. Health Benefits of Green Banana Consumption: A Systematic Review. Nutrients, 2019.

Zandonadi R. et al. Green Banana Pasta: An Alternative for Gluten-Free Diets. Academy of Nutrition and Dietetics, 2012.

Bezerra C. et al. Nutritional potential of green banana flour obtained by drying in spouted bed. Revista Brasileira de Fruticultura, 2013.

Tavares da Silva, S. et al. Women with metabolic syndrome improve antrophometric and biochemical parameters with green banana flour consumption. Nutr. Hosp. 2014, 29, 1070–1080.

Zandonadi, R. Massa de banana verde: uma alternativa para exclusão do glúten. 106 f.Tese (Doutorado)- Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

Leia também



Assine nossa newsletter: