5 alimentos que contêm vitamina B12

Postado em 5 de setembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Grupos alimentares são indicados, em especial, para veganos, gestantes e idosos

A vitamina B12 é essencial para a produção de energia celular do organismo, e sua deficiência pode causar problemas na saúde vascular, cognitiva e nos ossos. São diversos os alimentos que contêm vitamina B12, mas algumas restrições alimentares podem desencadear na falta do nutriente. Entre os principais grupos de pessoas em risco para desenvolver a deficiência de vitamina B12 encontram-se os veganos, as gestantes, os idosos, as crianças e as mulheres que amamentam.

Um estudo feito na Universidade de Wageningen, na Holanda, destaca que o diagnóstico da deficiência de vitamina B12 é complexo, e que não há um consenso sobre a definição ideal do baixo nível do nutriente. Por isso, a melhor forma de prevenir esse problema é se alimentar corretamente, com refeições que tenham fontes da vitamina na dieta.

A seguir, listamos os principais alimentos que contêm vitamina B12. Vale lembrar, porém, que o acompanhamento nutricional feito por um profissional de saúde é necessário para orientar nas quantidades e valores nutricionais para cada paciente.

Alimentos que contêm vitamina B12

Os mais famosos são as carnes, mas existem outros ricos no nutriente.

Ovos cozidos cortados em prato

Ovos são fontes ricas da vitamina | Imagem: Shutterstock

Ovos

São fontes ricas da vitamina B12, também chamada de cobalamina. O nutriente é encontrado naturalmente no alimento, mas é importante lembrar que seu consumo na forma crua deve ser evitado, em especial pelas gestantes, pelo alto risco de infecções.

Peixes

De acordo com o estudo da Universidade de Wageningen, o consumo de peixes, seja na versão magra ou gorda, contribuiu de forma independente para altas concentrações de vitamina B12 no plasma total, em especial em grupos de adultos.

Carne

A pesquisa feita na Holanda apontou que a carne bovina pode contribuir em até 30% na ingestão diária necessária para evitar uma deficiência nutricional. Além disso, o estudo apontou que alimentos ricos em vitamina B12 também possuem outros nutrientes, como zinco, ferro, vitamina D e proteínas.

Laticínios

O leite e seus derivados podem corresponder por até 38,5% da ingestão de vitamina B12 necessária para prevenir problemas de saúde. Em idosos, o consumo de produtos lácteos pode ajudar na reposição do nutriente no plasma.

Cereais fortificados

Para os veganos e vegetarianos que não consomem ovos, leite e derivados, existem cereais matinais fortificados que podem servir como fonte prontamente disponível de vitamina B12, com alta biodisponibilidade. Consulte seu nutricionista para saber quais cereais podem ser indicados em cada plano alimentar.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Obeid R. et al. Vitamin B12 Intake From Animal Foods, Biomarkers, and Health Aspects. Wageningen University, 2019.

Watanabe F. Vitamin B12 Sources and Bioavailability. Experimental Biology and Medicine, 2007.

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