Você conhece os alimentos mais ricos em ferro?

Postado em 6 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Descubra quais são as fontes desse mineral até mesmo para vegetarianos e veganos

Segundo o Ministério da Saúde, o ferro é necessário para o bom funcionamento do organismo, pois ajuda a transportar o oxigênio no sangue e, com isso, auxilia na prevenção de doenças como a anemia ferropriva. Por isso, é muito importante conhecer os alimentos ricos em ferro, para inseri-los na dieta.

Para começar, vale saber que, embora itens de origem animal estejam entre os alimentos ricos em ferro mais conhecidos, há muitas fontes vegetais que contêm esse mineral. Por isso, vegetarianos e veganos, além das pessoas que não consomem alimentos de origem animal com tanta frequência podem conseguir boas fontes de ferro por meio de certas frutas, legumes, verduras, oleaginosas e leguminosas.

Quer saber quais são? Faça o nosso teste a seguir e conheça alguns dos alimentos ricos em ferro para acrescentar à sua alimentação. Mas lembre-se de consultar um nutricionista para seguir as recomendações diárias de ferro para a sua saúde.

Teste: quais são os alimentos ricos em ferro?

Escolha uma alternativa para cada uma das questões a seguir. Boa sorte!

Colheres com diferentes oleaginosas dentro, como feijão roxo e feijão carioca - dois exemplos de alimentos ricos em ferro

O feijão é famoso por ser fonte de ferro. Mas você sabe qual tipo tem maior quantidade do mineral? | Imagem: Shutterstock

1 – Qual destes grupos alimentares é mais rico em ferro?

Acertou quem respondeu a alternativa A. De acordo com a tabela TACO, as proteínas como carne, aves e peixes, além dos ovos, são ricos em altas quantidades de ferro, sendo fontes importantes para a dieta.

2 – Das verduras abaixo, qual delas é mais rica em ferro?

Parabéns se você respondeu B. A catalonha crua, junto do agrião cru, são as duas verduras com maiores quantidade de ferro na composição. Segundo a Tabela TACO, a quantidade em 100 g é de 3,1 mg.  A alface roxa vem em seguida, com 2,5 mg. Por fim, o espinafre Nova Zelândia refogado tem somente 0,6 mg.

3 – O feijão é uma fonte rica em ferro. Em qual dos tipos abaixo você encontra uma maior quantidade do mineral?    

A opção certa é a C. O principal ingrediente da feijoada é o líder no ranking de ferro dentre os feijões citados. De acordo com dados da Tabela TACO, 100 g de feijão preto cozido têm cerca de 1,5 mg de ferro. Depois dele viria o feijão roxo, com 1,4 mg, o carioca com 1,3 mg e o rosinha com 1,2 mg. Mas além do feijão, todas as leguminosas, como ervilha, grão de bico e soja, também são excelentes fontes de ferro.

4 – Por fim, dentre as oleaginosas, qual das citadas abaixo possui mais quantidade de ferro?

A resposta certa é a A. A castanha-de-caju torrada e salgada tem 5,2 mg de ferro em porções de 100 g. Logo após vem a amêndoa torrada e salgada com 3,1 mg, a castanha-do-brasil crua com 2,3 mg e a noz crua com 2 mg.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

 Referências bibliográficas:

Ministério da Saúde. Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Programa Nacional de Suplementação de Ferro, 2013.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), ed. 4, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: