Alimentos que ajudam na fertilidade: veja 4 nutrientes importantes

Postado em 5 de março de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Alimentação balanceada é fundamental para a saúde fértil

Homens e mulheres que querem ter filhos precisam ficar de olho na alimentação para não cometer deslizes nutricionais que possam comprometer a saúde fértil. Isso porque existem determinados alimentos que ajudam na fertilidade, enquanto outros atrapalham. Mais precisamente, o que faz diferença são certos nutrientes.

E quais são eles? No caso das mulheres, segundo um estudo publicado no periódico Frontiers of Public Health, uma alimentação com níveis adequados de ingestão de ácido fólico pode ser recomendada para quem busca uma reprodução saudável e fértil.

Já entre os fatores que atrapalham a fertilidade, de acordo com a pesquisa, está a obesidade. Por isso, pacientes com um Índice de Massa Corpórea (IMC) classificados como sobrepeso ou obesidade precisam de acompanhamento nutricional.

Para entender melhor sobre os alimentos que ajudam na fertilidade, listamos quatro nutrientes que não podem faltar no prato de homens e de mulheres que desejam aumentar a família. Confira:

Os nutrientes presentes nos alimentos que ajudam na fertilidade

Eles podem melhorar a qualidade dos espermatozoides e o sucesso reprodutivo.

Mulher pica cenoura em tábua sorrindo, homem a abraça e lhe dá um beijo na bochecha esquerda.

A cenoura contém licopeno, um nutriente que contribui para a saúde fértil | Imagem: Shutterstock

Vitamina B12

Uma pesquisa divulgada pelo American Journal of Clinical Nutrition apontou que mulheres com concentrações mais altas de folato sérico e de vitamina B12 poderiam ter uma maior probabilidade de sucesso reprodutivo. Essa vitamina é mais comumente encontrada em alimentos de origem animal como ovos e carnes, mas existem cereais fortificados como opção aos vegetarianos.

Ômega 3

Um estudo da University of Colorado descobriu que suplementos à base de ômega 3 poderiam melhorar a fertilidade em mulheres obesas. E apesar de serem necessários mais estudos, há indícios de que esse ácido graxo seja benéfico para fertilidade. Algumas fontes podem incluir peixes como atum e salmão e a chia.

Leia também: Folhas do jambolão podem melhorar a fertilidade em mulheres obesas

Ômega 6

Segundo um artigo do Biology Reprodution, esse ácido graxo presente nas nozes atua de maneira semelhante ao ômega 3 para a fertilidade, melhorando a vitalidade e a saúde do espermatozoide.

Licopeno

Presente em alimentos naturais com tons avermelhados como o tomate, a melancia e a goiaba, o licopeno é um nutriente que pode ajudar na qualidade do esperma masculino ao deixá-los mais progressivos e rápidos, de acordo com um estudo do European Journal of Nutrition.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Panth N. et al. The Influence of Diet on Fertility and the Implications for Public Health Nutrition in the United States. Frontiers of Public Health, 2018.

Gaskins A. et al. Association between serum folate and vitamin B-12 and outcomes of assisted reproductive technologies. American Journal of Clinical Nutrition, 2015.

Alex P. A Plate Full of Omega-3 Fatty Acids with a Side of Fertility Boost. University of Colorado, 2018.

Xun L. et al. Walnuts improve semen quality in men consuming a Western-style diet: randomized control dietary intervention trial. Biology Reprodution, 2012.

Williams E. et al. A randomized placebo-controlled trial to investigate the effect of lactolycopene on semen quality in healthy males. European Journal of Nutrition, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: