Aprenda a preparar guacamole com chlorella

Postado em 8 de fevereiro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

A alga faz bem ao coração e possui mais diversas propriedades benéficas ao organismo. Sem contar que é uma aliada nas dietas

Usada no Japão desde o final da Segunda Guerra Mundial para ajudar na alimentação e nutrição da população mais carente, a chlorella é uma pequena alga que passou a ser conhecida no resto do mundo como um superalimento facilitador das dietas. Com sabor amargo e tons de verde escuro, ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e alguns mercados em formato de pastilha, pó ou comprimido.

Pode ser adicionada em diversos tipos de comida, entretanto, de acordo com a nutricionista Andrea Esquivel, o melhor é que o começo do consumo seja testado em pratos salgados, que combinem harmonicamente com a chlorella para não causar estranhamento no paladar.

“A alga  chlorella pode ser consumida de várias formas, como entrada, juntamente com salada, no lanche, ou até como recheio de tapioca”, Andrea Esquivel (nutricionista)

Imunidade e emagrecimento

A alga, segundo um estudo publicado pelo European Journal ou Nutrition, é capaz de reforçar a imunidade do corpo humano. Com apenas 6 g de chlorella, os cientistas analisaram que um anticorpo poderoso surgiu, capaz de reforçar a saúde e evitar doenças relacionadas ao coração.

Rica em minerais, proteínas, lipídios e vitaminas, seu uso também é associado como prevenção à fibromialgia, hipertensão e úlceras. Outro estudo feito pelo The Pharmal Journal apontou que a alga tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais.

E para dar início ao uso da chlorella no seu dia a dia, Andrea ensina uma deliciosa receita para quem gosta de comida mexicana ou de abacate: um guacamole feito com esse superalimento. “A receita possui vários benefícios para a saúde. O abacate é rico em gorduras boas que contribuem para baixar as taxas de colesterol sanguíneo, por exemplo. E a alga potencializa esses efeitos”, conclui.

Aprenda a preparar o quitute:

Porção de guacamole

Sirva com tortilha ou nachos | Imagem: Shutterstock

Guacamole com chlorella

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes
1/2 cebola roxa
1 tomate
1/2 pimenta dedo de moça
1 abacate maduro tipo avocado
1/2 dente de alho bem socado
1 col. (sopa) de coentro picado ou de salsinha
Suco de 1/2 limão
2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1 col. (sopa) de chlorella em pó

 

Modo de preparo

  1. Pique em pedaços bem miúdos a cebola roxa. Faça o mesmo com o tomate e a pimenta, mas tomando cuidado para retirar as sementes.
  2. Amasse o abacate com um garfo, de maneira grosseira, sem se preocupar.
  3. Em uma tigela, misture todos os ingredientes delicadamente até que fiquem com um aspecto encorpado.
  4. Sirva com tortilha de milho ou nachos crocantes. Caso prefira, recheie uma torrada ou tapioca com a mistura.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas

Chidley, C. The effect of Chlorella pyrenoidosa supplementation on immune responses to 2 days of intensified training. European Journal of Nutrition, 2018.

Rani, Komal et. A comprehensive review on chlorella- its composition, health benefits, market and regulatory scenario. The Pharma Journal, 2018.

Consultoria e receita da nutricionista Andrea Esquivel.

Leia também