Aprenda a preparar guacamole com chlorella

Postado em 20 de março de 2024

Descubra os benefícios da chlorella e como ela pode dar um toque especial à sua guacamole!

É tempo de abacate e nada mais justo que preparar uma receita deliciosa com essa fruta: guacamole com chlorella! Entre março e agosto é possível encontrar o abacate fortuna, também chamado de abacate quintal, com um preço bem bacana devido à sazonalidade.

Como já falamos em outros conteúdos, aproveitar a safra de um alimento é bom não só para o bolso, mas para o planeta e para a nutrição porque quando respeitamos a ordem natural de cultivo e colheita, a sazonalidade, deixamos de usar vários insumos agrícolas e ainda obtemos alimentos com muito mais qualidade. 

A receita dessa guacamole é da nutricionista Andrea Esquivel* que decidiu colocar um ingrediente pouco comum: a chlorella. O nome pode ser estranho, mas pode ficar tranquilo que ela vem só para agregar o nosso prato.

chlorella

Fonte: Canva.com

O que é chlorella?

A chlorella é uma alga vendida como suplemento em pó em casas de produtos naturais, sua cor esverdeada pode realçar a aparência de preparações e ela não se restringe só ao visual. Essa alga começou a ser investigada na década de 50 e até hoje encontram propriedades benéficas sobre ela. 

Ela contém cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo, além de vitaminas do complexo B (inclusive a B12), vitaminas C, D, E e K e compostos antioxidantes, como o α- e β-caroteno. 

Benefícios da chlorella

Além de todos esses nutrientes, estudos sobre os efeitos da suplementação de chlorella revelam que ela melhora os níveis de colesterol total, do colesterol ruim, da pressão arterial e os níveis de glicemia em jejum, sendo interessante para a prevenção de problemas cardiovasculares.

Muitos motivos para você incluir a chlorella nessa e em outras receitas, não é? Segundo a nutricionista Adriana Esquivel, o melhor é que o começo do consumo da chlorella seja testado em pratos salgados, que combinem harmonicamente com a alga para não causar estranhamento no paladar. Ela também afirma que:

“A alga chlorella pode ser consumida de várias formas, como entrada, juntamente com salada, no lanche, ou até como recheio de tapioca”, Andrea Esquivel (nutricionista)

Receita de guacamole com chlorella

Tempo de preparo: 10 minutos

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1/2 cebola roxa
  • 1 tomate
  • 1/2 pimenta dedo de moça
  • 1/2 abacate maduro 
  • 1/2 dente de alho bem socado
  • 1 col. (sopa) de coentro picado ou de salsinha
  • Suco de 1/2 limão
  • 2 col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • 1 col. (sopa) de chlorella em pó

Modo de preparo

  • Pique a cebola roxa. Faça o mesmo com o tomate e a pimenta, mas tomando cuidado para retirar as sementes.
  • Amasse o abacate com um garfo, de maneira grosseira, sem se preocupar.
  • Em uma tigela, misture todos os ingredientes delicadamente até que fiquem com um aspecto encorpado.
  • Sirva com tortilha de milho ou nachos crocantes. Caso prefira, recheie uma torrada ou tapioca com a mistura.

Confira mais receitas saborosas e nutritivas com abacate:

*Andrea Esquivel é nutricionista com especialização em nutrição clínica e marketing. Atua com consultoria para restaurantes e indústrias de alimentos e tem larga experiência em doenças do trato gastrointestinal.

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais curiosidades saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Bito, T.; Okumura, E.; Fujishima, M.; Watanabe, F. Potential of Chlorella as a Dietary Supplement to Promote Human Health. Nutrients 2020, 12, 2524. https://doi.org/10.3390/nu12092524

Sazonalidade dos alimentos comercializados em São Paulo. CEAGESP

Assine nossa newsletter: