Verdades e mentiras sobre as bebidas dietéticas

Postado em 4 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Descubra se vale mesmo a pena consumir esse tipo de bebida

Quem busca diminuir aos poucos o consumo de refrigerantes, cervejas, néctares de frutas e energéticos, encontra como opção no mercado as chamadas bebidas dietéticas, que se apresentam como substitutos mais saudáveis. Mas será que eles são melhores para o nosso corpo?

Se você ainda não sabe o que são as bebidas dietéticas, elas podem ser encontradas em diferentes formas. Alguns exemplos são os refrigerantes que não levam açúcar na composição (ou seja, têm menos calorias).

E para descobrir se esse tipo de produto faz bem ou mal à saúde, listamos alguns mitos e verdades sobre o assunto. Confira a seguir:

Desvende os mitos por trás das bebidas dietéticas

Elas podem ajudar na perda de peso, mas não são a solução definitiva para o emagrecimento. Entenda!

Mulher segurando uma bebida dietética em uma mão e, na outra, uma garrafa de água, com expressão de dúvida sobre o que tomar

Esse tipo de bebida tem suas vantagens, mas a água ainda é a melhor opção para quem quer perder peso | Imagem: Shutterstock

Elas podem ajudar a controlar desejos de comida

Parcialmente verdade. Um estudo da Universidade de Liverpool, publicado na revista científica Physiology & Behavior, investigou como o consumo de bebidas adoçadas com baixas calorias pode afetar os desejos de comida nas pessoas. Os pesquisadores descobriram que consumidores frequentes das bebidas dietéticas mostravam melhor controle dos desejos de comida, porém, esse consumo também poderia levar a pessoa a preferir alimentos com sabor mais adocicado. Portanto, ainda faltam estudos mais conclusivos que comprovem a eficácia das bebidas dietéticas como forma de controlar o apetite.

Mulheres costumam tomar mais esse tipo de bebida do que os homens

Verdade. Segundo um estudo feito pela Comissão da União Europeia, o consumo de bebidas que levem adoçantes com menos calorias está mais associado entre as mulheres do que entre os homens. Além disso, o estudo também cita que a procura é maior entre pessoas obesas.

Bebidas dietéticas podem ajudar adultos obesos a perderem peso

Verdade. A American Heart Association considera uma estratégia viável que adultos obesos consumam bebidas dietéticas para diminuir a ingestão de bebidas açucaradas na alimentação do dia a dia. E, depois, troquem, aos poucos, a bebida dietética para versões que não levem qualquer tipo de adoçantes e conservantes na fórmula, como a água.

São indicadas para as crianças

Mito. Ao contrário dos adultos, as crianças devem evitar o consumo das bebidas dietéticas. Segundo um estudo da American Heart Association, o consumo prolongado dessas bebidas precisa ser desaconselhado pelos pais. Esse cuidado é necessário para que os pequenos consumam opções mais saudáveis desde a infância.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Maloney NG, Christiansen P, Harrold JA, Halford JCG, Hardman CA. Do low-calorie sweetened beverages help to control food cravings? Two experimental studies. Physiology & Behavior 2019; 208: 112500

Fruit juices, sugar sweetened beverages and artificially sweetened beverages: consumption patterns and impact on overweight and obesity. Comissão da União Europeia, 2018.

RK Johnson. et al. Low-Calorie Sweetened Beverages and Cardiometabolic Health: A Science Advisory From the American Heart Association. AHA, 2018.

Leia também



Assine nossa newsletter: