Como preparar bebidas saudáveis para as crianças

Postado em 5 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Veja qual bebida é indicada para cada faixa etária dos pequenos

Achocolatados de caixinha, leites fermentados ricos em açúcar, sucos prontos, refrigerantes… A lista de bebidas prontas voltadas para o consumo infantil é enorme, mas, em sua maioria, elas são cheias de componentes que podem não fazer bem para a saúde dos pequenos.

Atualmente, um projeto desenvolvido pela Healthy Eating Research, em parceria com outras organizações de estudo como Academy of Nutrition and Dietetics e a American Academy of Pediatris nos EUA, discute a oferta de bebidas saudáveis a bebês e crianças.

Como recomendação, eles sugerem que bebês de até um ano de idade bebam apenas leite materno e/ou fórmula infantil. É importante ressaltar que o leite é um complemento nutricional para a alimentação do bebê após os 6 meses, quando começa a introdução alimentar; antes disso ele é a única fonte.

A partir de um ano, a criança pode começar a beber água e alguns tipos de leite propícios à idade. Por volta dos dois anos, sucos feitos com 100% de fruta podem ser introduzidos na dieta, mas com pouca frequência.

Bebidas saudáveis são opção para lanche das crianças

Outras fontes importantes de vitaminas para as crianças no café da manhã e no lanchinho da tarde são os iogurtes. Mas, ao invés de comprar as versões adocicadas e industriais, por que não preparar sua própria receita? Os pequenos, inclusive, podem ajudar no preparo, contanto que tenham supervisão.

A nutricionista Beatriz Valverde ensina a seguir uma receita de iogurte caseiro para a criançada aproveitar tanto o sabor quanto os nutrientes:

Receita

Iogurtinho

Fácil de fazer, a receita leva frutas e usa um ingrediente natural para substituir o açúcar.

Iogurte de morango dentro de copos de vidro em cima da mesa, com morangos fatiados ao redor. Opções de bebidas saudáveis para crianças

Ao invés de comprar iogurte com sabor artificial no mercado, que tal fazer o seu? | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes

  • 10 morangos
  • 2 copos de iogurte natural sem sabor
  • 1 col. (chá) de farinha de aveia
  • 2 col. (sopa) de mel

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até darem liga.
  2. Reserve sobre refrigeração.
  3. A validade costuma ser de um dia, por isso, o ideal é consumir no mesmo dia do preparo.

 

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Healthy Eating Research, 2019.

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