Como cozinhar quinoa (e receitas deliciosas com o grão)

Postado em 19 de fevereiro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Por ser mais semelhante a um cereal do que um grão, o processo de preparo também deve ser mais similar ao do arroz de que ao do feijão

Da região dos Andes para o mundo, a quinoa é uma semente rica em benefícios para a saúde e que pode fazer parte do seu café da manhã, almoço e jantar. Apesar de parecer um grão, ela é na verdade um pseudocereal, cujos nutrientes são estudados até hoje pelos cientistas.

Uma das maiores dúvidas sobre o consumo desse alimento está na forma de cozinhá-lo. Por ser mais semelhante a um cereal do que um grão, o processo de preparo também deve ser mais similar ao do arroz de que ao do feijão. A primeira etapa consiste em lavar a quinoa em água corrente, com o auxílio de uma peneira, para remover uma substância chamada saponina, que cobre o alimento e pode ser tóxica quando ingerida.

Depois, basta cozinhar por 20 minutos em fogo baixo, mexendo devagar para não quebrar o cereal. Se quiser, faça um refogado de alho e cebola em azeite para dar mais sabor à sua quinoa. Você também pode misturá-la com legumes e frutos, como cenoura e tomate, para preparar uma bela salada, ou combiná-la com uma omelete ou maçã e canela no café da manhã.

Saborosa e nutritiva

O principal constituinte da quinoa é o amido, mas o que mais chama atenção em sua composição nutricional são as proteínas de alta qualidade. As sementes também são ricas em minerais como potássio, magnésio, fósforo, enxofre, ferro e zinco; e contam com um alto conteúdo de fibras alimentares.

Todos esses componentes trazem bons resultados à saúde, como redução dos níveis de colesterol sanguíneo e melhora do funcionamento intestinal. Estudos clínicos mostram que a quinoa melhora também a resposta imune de inflamações, de lesões do tecido conjuntivo e de artrite reumatoide. Serve, ainda, para a alimentação dos celíacos, por ser isenta de glúten, e de quem busca emagrecer, devido aos elevados valores proteicos.

A nutricionista Natália Lopes ensina a seguir uma receita rápida e saborosa com a quinoa para preparar no seu dia a dia.

Prato de salada de quinoa servido em mesa

Cozinhar quinoa leva 20 minutos | Imagem: Shutterstock

Salada de quinoa 

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  •  ½ cebola picada
  •  Azeite a gosto
  •  ½ xícara (chá) de frango cozido e desfiado
  •  Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
  •  2 xícaras (chá) de quinoa cozida
  •  ½ xícara (chá) de tomate-cereja cortados ao meio
  •  2 colheres (sopa) de cenoura ralada
  •  6 folhas de rúcula rasgadas
  •  2 colheres (sopa) de salsinha picada
  •  ½ limão

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola em azeite. Quando ela estiver transparente, acrescente o frango desfiado e tempere com sal, pimenta-do-reino e açafrão, mexa bem para misturar o frango com a cebola e os temperos. Reserve.
  2. Em uma saladeira, junte a quinoa cozida, o tomate-cereja, a cenoura ralada, a rúcula, a salsinha, esprema o limão, acrescente um fio de azeite e tempere com sal. Misture bem.
  3. Por fim, misture o frango refogado. Sirva em seguida. 

Dica para o cozimento da quinoa: Para 1 xícara de quinoa, utilize 1 e ½ xícara de água. Leve ao fogo e deixe cozinhar por, aproximadamente, 20 minutos.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas

Liangkui Li et. Effects of Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) Consumption on Markers of CVD Risk. Nutrients, 2018.

Palanisamy Arulselvan et. Role of Antioxidants and Natural Products in Inflammation. Oxid Med Cell Longev, 2016.

Consultoria e receita da nutricionista Natália Lopes.

Leia também