Como cozinhar vegetais congelados

Postado em 20 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Versões congeladas são práticas e podem manter os nutrientes como a vitamina A e a vitamina C

Na hora de preparar o almoço ou jantar, é importante variar os alimentos, e entre eles, não podem faltar os vegetais. Se sua desculpa para não consumi-los com frequência é a falta de tempo para ir à feira ou ao mercado, saiba que é possível contornar o problema congelando-os. Depois, quando quiser usar, basta cozinhar os vegetais congelados.

Segundo um estudo feito na Universidade de Geórgia (EUA), vegetais congelados como brócolis, couve-flor, milho, feijão verde, ervilha e espinafre conseguem tanto manter o sabor e os nutrientes como também podem ter mais benefícios do que nas versões refrigeradas.

A pesquisa avaliou que as quantidades de vitamina A, folatos e vitamina C em alguns dos vegetais congelados foram superiores do que naqueles apenas refrigerados. E, quando comparados aos alimentos frescos, não houve diferença nutricional entre eles, o que ajuda a confirmar que o congelamento não diminui a concentração de nutrientes.

Diversos vegetais congelados, como brócolis e cenoura

Congelados, os vegetais mantêm seus nutrientes | Imagem: Shutterstock

E como usar os vegetais congelados?

Segundo a nutricionista Beatriz Valverde, a melhor forma de cozinhar vegetais congelados é colocando-os sob cocção. “É a maneira que mantém a textura e deixa os nutrientes ainda presentes”, destaca.

Mas alguns passos são importantes tanto antes quanto depois do congelamento. O ideal é evitar que se congele os vegetais com molhos, temperados, com sal ou com açúcar. Prefira congelar os mais duros e sólidos, e evite abrir a porta do freezer toda hora.

Por fim, evite superaquecer os vegetais no momento de descongelar e, caso prefira, use gotas de limão para dar mais brilho e frescor. A seguir, a nutricionista ensina o passo a passo de como descongelar seus vegetais para usá-los em receitas.

A melhor maneira de descongelar os vegetais

1 – Pegue um pote com o vegetal da sua escolha (milho, cenoura, espinafre, brócolis, couve-flor etc.) e tire do congelador. Reserve por cinco minutos. Se preferir, pingue algumas gotas de limão por cima.

2 – Faça um banho maria para descongelá-los de vez. Para isso, encha meia panela com água e aqueça em fogo médio. Coloque os vegetais sob um recipiente que resista ao calor, como uma tigela de vidro térmica e disponha esse recipiente em cima da panela aquecida.

3 – Mexa com cuidado os vegetais com a ajuda de uma colher ou garfo. O calor irá aos poucos descongelar o vegetal. A técnica também funciona para frutas. Você pode usá-los para preparar desde sopas até tortas, como esta torta colorida.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Linshan Li et al. Selected nutrient analyses of fresh, fresh-stored, and frozen fruits and vegetables. Universidade da Geórgia, Journal of Food Composition and Analysis, Volume 59, June 2017.

Leia também



Assine nossa newsletter: