Conheça os benefícios da manga

Postado em 21 de fevereiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Descubra o que essa fruta tropical pode oferecer à sua saúde

Se tem uma fruta que é a cara do verão, certamente é a manga. Com sabor que pode variar entre o azedo e o doce e com uma polpa amarela e suculenta, ela é rica em carotenoides e vitaminas que podem trazer benefícios à saúde.

Além de ser consumida in natura, ela combina com smoothies, sorvetes, sucos, sobremesas e até pratos salgados, como saladas. Em alguns países, é inclusive chamada de “rei das frutas”. E para mostrar quais são os benefícios da manga, listamos o que os cientistas já descobriram a respeito dela. Confira:

4 benefícios da manga

Veja por que vale a pena inserir a fruta na alimentação.

Mangas sobre mesa de madeira, uma inteira e outra em fatias.

A manga possui diversas propriedades, algumas podem até contribuir com o tratamento de doenças | Imagem: Shutterstock

É rica em polifenóis

A manga, segundo um estudo publicado pelo periódico Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, é uma fonte rica de vários compostos polifenólicos com capacidade antioxidante. Um deles é a mangiferina, um polifenol que pode ter potencial para combater doenças degenerativas, como doenças cardíacas e câncer.

Tem ação anti-inflamatória

De acordo com uma revisão literária divulgada pelo Nutrients, há muitos nutrientes e fitoquímicos contidos na manga que podem desempenhar um papel anti-inflamatório em distúrbios associados a respostas inflamatórias, incluindo doenças inflamatórias intestinais.

Pode possuir atividade antidiabética

Uma pesquisa do periódico Medicina, feita em camundongos, mostrou que a mangiferina presente no extrato da manga e em suas folhas pode conter atividade antidiabética, capaz de ajudar na diminuição no nível de glicose no sangue, de aumentar a tolerância à glicose e de melhorar o perfil lipídico. Mas é importante ressaltar que faltam mais pesquisas em humanos para certificar esses benefícios da manga.

Reduz o risco de doenças crônicas

Um artigo do Bioactive Foods in Promoting Health Fruits and Vegetables aponta que a manga é uma fruta com alto valor nutricional. Ela fornece à dieta humana calorias, fibras, vitaminas e minerais, e os efeitos de seus compostos bioativos sugerem que a fruta tem um grande potencial de reduzir o risco de doenças crônicas, segundo o artigo.

Assista também: 5 mitos e verdades sobre o abacate

Vale ressaltar também que o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde, portanto, consuma a fruta de maneira equilibrada na sua alimentação.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Qian H. et al. Major Mango Polyphenols and Their Potential Significance to Human Health. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 2008.

Marianna L. et al. Multifaceted Health Benefits of Mangifera indica L. (Mango): The Inestimable Value of Orchards Recently Planted in Sicilian Rural Areas. Nutrients, 2017.

Mohammad S. et al. Antidiabetic Potential of Mangifera indica L. cv. Anwar Ratol Leaves: Medicinal Application of Food Wastes. Medicina, 2019.

Ribeiro S. et al.Chapter 34 – Bioactive Compounds in Mango (Mangifera indica L.). Bioactive Foods in Promoting Health Fruits and Vegetables, 2010.

Leia também



Assine nossa newsletter: