Consumir muito suco verde faz mal?

Postado em 14 de outubro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre essa bebida detox

Em busca da perda de peso ou de uma alimentação mais saudável, muita gente consome as chamadas bebidas detox no café da manhã, misturando ingredientes como couve e espinafre com frutas diversas. Mas o excesso do drink matinal precisa ser observado, até porque estudos têm revelado que tomar muito suco verde pode fazer mal.

O problema é que a bebida acaba sendo ingerida, muitas vezes, para substituir refeições. Refeições, aliás, que poderiam conter frutas e vegetais in natura, oferecendo maior qualidade nutricional.

Por isso, resolvemos desmitificar os benefícios e os malefícios da bebida. A seguir, veja se o suco verde de fato faz mal se consumido em excesso e quais efeitos ele pode trazer ao organismo.

Suco verde faz mal? 3 mitos e verdades sobre a bebida

O excesso não é recomendado, mas o consumo regular pode produzir efeitos benéficos na saúde.

Mesa com diversas frutas e suco verde dentro de copo

O suco verde combina frutas com vegetais como couve e espinafre | Imagem: Shutterstock

O suco verde equivale a uma porção de vegetais e frutas que você precisa consumir diariamente

Mito. Um artigo publicado pelo conselho de prevenção do American College of Cardiology analisou diversos estudos a respeito do uso de sucos feitos com frutas e vegetais como parte de uma dieta saudável. Os trabalhos apontaram que, embora os ingredientes contidos nos sucos sejam saudáveis ​​para o coração, a bebida em si concentra mais calorias. Segundo eles, é preferível comer frutas e vegetais in natura, e não usar o suco como uma forma de substitui-los nas refeições.

Suco de couve pode fazer bem para o coração

Verdade. Por mais que o suco verde não seja capaz de substituir a ingestão de vegetais in natura, um estudo divulgado no Biomedical and Environmental Sciences concluiu que o consumo regular de suco de couve nas refeições pode influenciar favoravelmente o perfil lipídico e os sistemas antioxidantes. Assim, a bebida pode contribuir para reduzir os riscos de doença arterial em algumas pessoas.

Consumir suco verde pode ajudar na prevenção de diabetes

Mito. Uma pesquisa divulgada pelo periódico Diabetes Care analisou que, apesar de o consumo de vegetais de folhas verdes e frutas poder estar ligado a um risco menor de desenvolvimento do diabetes tipo 2, a ingestão de sucos de frutas, por outro lado, pode estar associada a um risco aumentado da doença entre as mulheres. Além disso, colocar açúcar e adoçantes no suco também pode ser considerado um problema para quem busca prevenir o diabetes.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Freeman A. et al. Trending Cardiovascular Nutrition Controversies. JACC, 2017.

Linus Pauling Institute. Cruciferous Vegetables. Oregon State University, 2019.

Kim S. et al. Kale Juice Improves Coronary Artery Disease Risk Factors in Hypercholesterolemic Men. Biomedical and Environmental Sciences. Volume 21, Issue 2, February 2008.

Bazzano L. Intake of Fruit, Vegetables, and Fruit Juices and Risk of Diabetes in Women. Diabetes Care, 2008.

 

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