Doce sem açúcar para a criançada (aprenda a fazer!)

Postado em 20 de fevereiro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

É possível preparar sobremesas mais saudáveis e que agradem o paladar dos pequenos. Como esta receita de sorvetinho de manga

Nas gôndolas e prateleiras dos supermercados e padarias, uma variedade enorme de balas, chicletes, pirulitos e chocolates estão aos olhos das crianças, com fácil acesso e embalagens chamativas. Mas bem sabemos que essas guloseimas não estão entre as melhores opções para a saúde infantil. Agora, para que os pequenos não deixem de desfrutar uma sobremesa gostosa, que tal preparar um doce sem açúcar?

Repensar o que ofertamos às crianças, especialmente quando falamos em açúcar, é fundamental. Um estudo organizado nos EUA define o açúcar como um alimento altamente palatável que desencadeia a ação de nossos sistemas de recompensa devido à entrada de calorias e sabor. Quando ele é consumido em excesso, pode afetar esses sistemas com muita força, induzindo a uma compulsão alimentar. Se para os adultos, que conseguem controlar melhor as suas ações e refeições, ele já é um vício, imagine para os pequenos, cujas decisões são tomadas pelos pais?

Por esse motivo, os cientistas sugerem que a redução do consumo de açúcar pode ajudar a promover um comportamento alimentar mais saudável, tanto em adultos quanto em crianças, além de manter a saúde física e comportamental em geral. Vamos então aprender a fazer um delicioso doce sem açúcar?

Sobremesa sem culpa

É possível preparar doces sem açúcar sem que as crianças percebam a diferença no gosto. Ao invés de optar por sucos e néctares de caixinha ou refrigerantes, a dica é preparar sucos feitos na hora e, se precisar adoçá-los, usar um pouco de mel ou um adoçante como o stévia.

O mesmo vale para sorvetes, sacolés e iogurtes, que escondem uma boa quantidade de açúcar na sua composição. Para bolachas, bisnaguinhas e pães no geral, prefira a opção integral e com mais fibras na alimentação.

E se quiser mostrar para seu pequeno o quão divertido é fazer um alimento que seja doce, mas sem exagerar no açúcar, a nutricionista Natália Lopes sugere uma receita refrescante para preparar junto com a criança.

Sorvetes de manga

Use copos descartáveis para fazer | Imagem: Shutterstock

Sorvetinho fácil de manga

Tempo de preparo: 10 minutos + 2 horas no congelador
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1 manga Palmer madura
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 col. (sobremesa) de açúcar mascavo (use apenas se não acostumar com o paladar zero açúcar)

 

 

 

Modo de preparo

  1. Descasque e pique a manga em pedaços pequenos.
  2. Leve ao congelador a manga picada e o iogurte por aproximadamente 3 horas.
  3. Retire-os do congelador e bata no liquidificador, usando o modo pulsar para misturar os ingredientes aos poucos até que se forme um creme espesso.
  4. O açúcar mascavo é opcional e deve ser colocado enquanto os ingredientes estão sendo batidos no liquidificador. Mas prove a mistura antes de acrescentar.
  5. Coloque a mistura em forminhas de picolé ou em saquinhos plásticos de sacolé e leve novamente ao congelador por mais 1 ou 2 horas. Se não tiver as forminhas em casa, você pode usar até mesmo copos plásticos para congelar o sorvetinho.
  6. Quando estiver congelado, já estará pronto para consumo.

Dica: Use outras frutas congeladas, como morango e banana, para criar sabores diferentes do sorvete.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Freeman, CR. et. Impact of sugar on the body, brain, and behavior. Frontiers In Bioscience, 2018.

Consultoria e receita da nutricionista Natália Lopes.

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