Formas fáceis de cozinhar o trigo em grãos

Postado em 12 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Aprenda como incluir esse alimento rico em fibras na sua alimentação do dia a dia

Quando se fala em trigo, muita gente associa o alimento somente à versão em farinha, usada no preparo de pães, massas e bolos. Mas o grão pode ter outras formas de apresentação ou preparo?

Um estudo divulgado pelo International Journal of Food Sciences and Nutrition apontou que o farelo de trigo, por exemplo, pode ajudar no aumento do volume fecal e do trânsito intestinal, graças às elevadas quantidades de fibras.

E para cozinhar o trigo em grãos, a nutricionista Beatriz Valverde explica que o primeiro passo, em qualquer método, é deixá-lo de molho de um dia para o outro para facilitar a cocção e diminuir os chamados antinutrientes.

É melhor cozinhar trigo em grãos na panela ou na pressão?

No dia seguinte, você pode escolher um dos dois métodos mais tradicionais de cozimento. Na panela normal, Beatriz explica que após ser feito o remolho, ele cozinha, em média, em 45 minutos sob fogo baixo.

“Já na panela de pressão, após ficar de molho, basta trocar a água e cozinhar em um período entre 10 e 15 minutos, até o grão amolecer”, garante. Na culinária, ele funciona como o arroz, para acompanhar diversos pratos, ou até pode ser usado em receitas vegetarianas para o dia a dia e combinando com saladas.

A seguir, a nutricionista ensina uma receita saborosa para você usar o seu trigo cozido:

Quibe de forno

Trigo em grãos sobre mesa com colher de pau

Cozinhar trigo em grãos é mais fácil do que parece | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes

  • 300 g de carne moída
  • 1 xíc. (chá) de trigo em grãos (já cozido)
  • 1 cebola
  • 2 alhos
  • 2 folhas de hortelã picadas
  • 4 col. (sopa) de azeite
  • Sal e ervas a gosto

Modo de preparo

1 – Em uma vasilha, misture todos os ingredientes, começando pela carne e pelo trigo, acrescentando os temperos até dar liga.
2 – Em uma assadeira, coloque a mistura em forno pré-aquecido a 200 °C durante 45 minutos.
3 – Depois, deixe esfriar um pouco e sirva.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda de Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Walton J. et al. Wheat bran: its composition and benefits to health, a European perspective. International Journal of Food Sciences and Nutrition, 2012.

Leia também



Assine nossa newsletter: