Lanche da tarde sem glúten

Postado em 21 de fevereiro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Aprenda o preparo de uma massa curinga para muffin, que pode ser recheado da forma que você mais gostar

Massas, bolos, pães e cervejas são alguns dos alimentos em que o glúten está presente. A proteína pode até aparentar ser inofensiva para muita gente, mas é responsável por sérias complicações na vida de quem sofre de doença celíaca. Tudo graças à presença de um componente chamado gliadina, que causa intolerância alimentar nessas pessoas. Mas sabia que, apesar de parecer difícil, é possível preparar um delicioso lanche sem glúten?

Para isso, não precisa nem ao menos abrir mão do pão: algumas farinhas, ao contrário da de trigo, não possuem glúten, e podem ser consumidas sem restrição pelos celíacos. A opção de um lanche sem glúten, assim como a adoção de refeições livres da substância, é uma das formas de tratar a doença – ao contrário, ao consumir um alimento que contenha a proteína, o celíaco poderá ter diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos, edemas e perda de peso.

Troca esperta

Se você possui doença celíaca ou algum nível de intolerância ao glúten, para preparar um lanche sem glúten, experimente usar outro tipo de farinha no preparo de tortas e pães, como a de arroz, a de coco ou o trigo sarraceno. No café da manhã, a tapioca está liberada, já que a goma da mandioca não contém a proteína.

Outros tubérculos como batata doce e mandioquinha são opções saudáveis e que podem substituir alimentos com glúten. E, por fim, vale citar a poderosa quinoa, rica em proteínas e vitaminas para uma boa dieta.

A seguir, a nutricionista Natália Lopes ensina uma receita deliciosa de lanche sem glúten que pode ser um bom café da manhã ou lanche da tarde para os celíacos. Veja:

Muffins servidos em mesa

Recheie como preferir | Imagem: Shutterstock

Muffin salgado sem glúten

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de farinha de coco
  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara (chá) de leite desnatado
  • 1 col. (chá) de azeite de oliva
  • 1/2 de colher (chá) de fermento
  • Sal e pimenta agosto

 

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes em um bowl com a ajuda de um fuê.
  2. Coloque a massa em formas de silicone para muffin e leve ao forno preaquecido a 180 °C até ficarem firmes e dourados.
  3. O muffin pode ser recheado com queijo branco picado, tomate picado, cenoura ralada, salsinha ou com o que preferir.
  4. Caso opte por usar um recheio, coloque a massa apenas até metade da forma, acrescente o recheio e cubra com mais massa. Mas cuidado, pois o muffin vai crescer, então, não coloque massa até o topo da forma para não derramar.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas

Kelly, Ciarán et. Advances in Diagnosis and Management of Celiac Disease. Harvard Medical School & Beth Israel Deaconess Medical Center, 2016.

Tye-Din, Jason et. Celiac Disease: A Review of Current Concepts in Pathogenesis, Prevention, and Novel Therapies. Front Pediatr, 2018.

Consultoria e receita da nutricionista Natália Lopes.