5 verdades e mentiras sobre os nutrientes da banana

Postado em 6 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Yes, nós temos bananas! Mas afinal, quais são seus reais benefícios?

Está para nascer uma fruta mais versátil e prática do que a banana. Com ela você pode preparar biscoitos (inclusive para diabéticos), tortas, bolos, vitaminas, sorvetes e até papinhas, além de ser parte de pratos salgados, como o nhoque ou como acompanhamento do arroz e feijão. E mais do que o sabor adocicado que conquista os paladares, os nutrientes da banana fazem dessa fruta um ingrediente e tanto na alimentação.

Segundo a tabela TACO, suas calorias variam de acordo com cada tipo. 100 g da banana maçã, por exemplo, têm 87 kcal, enquanto a nanica tem 92 kcal, a prata tem 98 kcal e a ouro tem 112 kcal. Por isso, são opções que funcionam como um lanche da tarde ou antes de um treino na academia (ou depois).

Mas muita gente se confunde com os benefícios que essa fruta pode ou não oferecer. Por isso, listamos alguns mitos e verdades sobre a banana a seguir:

Veja quais são os verdadeiros nutrientes da banana

A fruta é uma grande aliada de atletas e de quem sofre de prisão de ventre.

Cacho de bananas

Entre os nutrientes da banana mais conhecidos está o potássio, mas ela também é fonte de fibras e taninos | Imagem: Shutterstock

Bananas são ricas em potássio

Verdade. Um estudo publicado no Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry comprova que as bananas são excelente fonte de potássio. Segundo os pesquisadores, uma única banana pode fornecer até 23% de todo o potássio que o corpo precisa diariamente. Eles explicam ainda que o potássio beneficia os músculos, pois ajuda a manter o funcionamento adequado e evita espasmos musculares.

A fruta é rica em gorduras

Mito. De acordo com a tabela TACO, a banana tem poucos lipídeos (gorduras) em sua composição. O valor varia dentre 0,1 a 0,2 g, o que é considerado pouco se comparado ao cupuaçu, por exemplo, que tem 1 g de lipídeos.

Bananas podem ser mais benéficas que bebidas esportivas para reposição de energia em praticantes de esportes de longa duração

Parcialmente verdade. Um estudo da Appalachian State University avaliou que as bananas podem fornecer antioxidantes não encontrados em bebidas esportivas para praticantes de esportes de longa duração como ciclismo e corrida, além de um maior impulso nutricional, incluindo fibra, potássio e vitamina B6. Além disso, as bananas têm uma mistura mais saudável de açúcar do que as bebidas esportivas. Por outro lado, faltam mais estudos para concluir essa afirmação.

A fruta ajuda o sistema imunológico

Verdade. Segundo a pesquisa publicada no Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, a banana contém até 41% da quantidade diária de vitamina B6 necessária para o nosso organismo. Essa vitamina ajuda o corpo a fortalecer o sistema imune, que por sua vez, acaba ajudando na proteção contra doenças infecciosas.

A banana pode ajudar a tratar a prisão de ventre

Verdade. Para os pesquisadores do Appalachian State University, a afirmação é verdadeira, pois a fruta é uma excelente fonte de fibras. Além disso, a banana verde é repleta de taninos e de amido resistente, ideais para a dieta de quem sofre com a prisão de ventre.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

Kumar K. et al. Traditional and Medicinal Uses of Banana. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 2012.

Dru H. et al. Bananas are as beneficial as sports drinks, study suggests. Appalachian State University, 2012.

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