O que é bom para gordura no fígado: veja os alimentos indicados para reduzi-la

Postado em 22 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Teste seus conhecimentos acerca da nutrição para prevenção de doenças que afetam o órgão

Muito se fala sobre o que é bom para reduzir gordura no fígado. E por mais que sejam feitas receitas caseiras para eliminar essa gordura, a verdade é que nem tudo o que se ouve por aí pode ser realmente eficaz para tratar o problema.

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral analisou como a nutrição pode estar ligada às doenças hepáticas, tanto na prevenção quanto na causa do problema. E uma das conclusões da pesquisa é que pacientes com problemas no fígado podem apresentar a desnutrição como um de seus sintomas.

Além disso, pessoas com doenças hepáticas podem apresentar deficiência de nutrientes e vitaminas. Pensando em te ajudar a identificar o que realmente é bom para evitar o acúmulo de gordura no fígado, montamos um teste a seguir:

Teste: você sabe o que é bom para gordura no fígado?

Responda nossas perguntas e não caia em fake news!

Mesa com tofu e soja, alguns exemplos sobre o que é bom para gordura no fígado

Proteínas podem ajudar a aliviar estresse em fígados gordurosos | Imagem: Shutterstock

1 – Qual das opções abaixo é a mais indicada para um lanche noturno de pacientes com doenças no fígado?

A resposta correta é a C. Um estudo divulgado no periódico Nutrition apontou que o consumo de lanche noturno é capaz de melhorar a quantidade de proteína corporal total em pacientes com problemas no fígado. Eles compararam três lanches diferentes: uma fatia de pão, bolinhos de arroz e lanches ricos em BCAA, um conjunto de aminoácidos. Os dois primeiros não mostraram alterações, enquanto os lanches com o suplemento tiveram resultados positivos. E, de acordo com outra pesquisa publicada no periódico Nutrients, alguns dos alimentos mais ricos em BCAA naturalmente incluem o leite e seus derivados. Contudo, é importante ressaltar que a suplementação desse aminoácido precisa  ser feita com o acompanhamento e a indicação de um nutricionista.

2 – Qual destas bebidas abaixo pode ajudar a proteger o fígado do excesso de gorduras?

Acertou se você disse A. Cientistas da Universidade de Connecticut (EUA) descobriram que a ingestão de chá verde pode ajudar a aliviar o impacto da doença hepática gordurosa não-alcoólica. O estudo foi feito em camundongos obesos que, ao ingerirem a bebida, tiveram um bloqueio da gordura armazenada no fígado, além de uma possível redução de colesterol e triglicerídeos. Porém, ainda faltam estudos mais conclusivos, e feitos também em humanos, para comprovar esse efeito benéfico do chá.
Assista: 5 dicas para eliminar gordura no fígado

3 – Qual das opções de proteínas abaixo pode aliviar sintomas em pacientes com gordura no fígado?

Ponto para quem disse B. O tofu é uma fonte de proteína à base de soja, e seu consumo pode aliviar parte do estresse nos fígados gordurosos, segundo um estudo feito na Universidade de Illinois (EUA). Os cientistas compararam o acúmulo de gordura nos fígados de camundongos magros e obesos, que foram designados a uma dieta contendo caseína (uma proteína à base de leite) ou uma dieta contendo proteína de soja, durante 17 semanas. Como resultado, os ratos obesos alimentados com soja apresentaram uma redução de até 20% nos triglicerídeos e no acúmulo geral de gordura no fígado em comparação aos que consumiram a caseína.

4 – O abacate é um fruto rico em gorduras. Portanto, ele pode fazer mal ao fígado. Essa afirmação é:

Essa afirmação é um mito. Cientistas divulgaram uma pesquisa no periódico American Chemical Society, onde descobriram que o abacate contém produtos químicos potentes que podem reduzir os danos no fígado. Além disso, eles concluíram que a fruta é rica em vitamina C, E, potássio e fibras para a alimentação.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Jesus RP. et al. Terapia Nutricional nas Doenças Hepáticas Crônicas e Insuficiência Hepática. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, 2011.

Nakaya Y. et al. BCAA-enriched snack improves nutritional state of cirrhosis. Nutrition, 2007.

Prodhan U. et al. Altered Dairy Protein Intake Does Not Alter Circulatory Branched Chain Amino Acids in Healthy Adults: A Randomized Controlled Trial. Nutrients, 2018.

Richard B. et al. Nutritional Scientist Studies Impact of Green Tea on Liver Disease. University of Connecticut, 2009.

Chen H. et al. Soy protein alleviates symptoms of fatty liver disease, study suggests. University of Illinois, 2014.

Kawagishi H. et al. Avocados Contain Potent Liver Protectants. American Chemical Society, 2000.

Leia também



Assine nossa newsletter: