Você sabe o que funciona para emagrecer?

Postado em 25 de outubro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

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Dormir muito ou pouco toda noite? Beber água antes, durante ou depois das refeições? Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns das pessoas para entender o que funciona para emagrecer no dia a dia.

Por mais que muitas atitudes e hábitos sejam considerados benéficos para quem quer perder peso, como por exemplo, evitar alimentos processados e consumir mais vegetais na dieta, ainda existem estudos que buscam compreender o que mais pode ser feito para atingir esse objetivo.

A seguir, preparamos um quiz baseado em pesquisas científicas para que você teste o que sabe a respeito de como os hábitos podem ajudar quem quer emagrecer. Vamos começar?

Teste: o que funciona para emagrecer?

Escolha uma alternativa para cada uma das questões a seguir. Boa sorte!

Homem com roupa de ginástica segurando balança

Veja o que funciona para emagrecer de verdade | Imagem: Shutterstock

1 – Você deve consumir água em qual desses momentos do dia?

Ponto para quem respondeu a alternativa A. Uma pesquisa divulgada no periódico Obesity analisou como a ingestão de água pode atrapalhar no emagrecimento. Como resultado, os cientistas concluíram que há evidências preliminares de que tomar água antes das refeições principais pode levar a uma perda de peso moderada, mediante, contudo, de um acompanhamento nutricional. O estudo ainda cita uma “pré-carga” de água, ou seja, um consumo de meio litro de água 30 minutos antes das refeições para redução do consumo calórico. É importante lembrar que a ingestão de água precisa ser feita ao longo do dia.

2 – Seguir um plano alimentar pode te ajudar a perder peso. Essa afirmação é:

A resposta certa é a B. Um estudo da Universidade de Paris (França) concluiu que pessoas que planejam suas refeições têm uma maior probabilidade de ter melhor qualidade nutricional na dieta, incluindo uma maior adesão às diretrizes nutricionais e um aumento na variedade de alimentos. Além disso, o planejamento das refeições foi associado a menores chances de obesidade em homens e mulheres, além de uma redução no risco de excesso de peso em mulheres.

3 – Para realizar o acompanhamento nutricional, qual destas alternativas pode ser a mais indicada para quem busca perder peso:

Parabéns se você respondeu D. As três alternativas são indicadas para quem busca perder peso de forma saudável. Um estudo divulgado pelo American Journal of Preventive Medicine apontou que manter um diário alimentar pode dobrar a perda de peso de uma pessoa. Essa pesquisa, porém, foi feita com acompanhamento nutricional e grupos de apoio, e os participantes seguiram a dieta DASH, que consiste em consumir mais frutas e vegetais e menos ou nenhuma gordura.

4 – Para perder peso de maneira saudável, você deveria:

Se você disse B, está correto. Uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago (EUA) avaliou como o sono pode influenciar na busca pela perda de peso e descobriu que o sono insuficiente pode prejudicar esses esforços. A pesquisa mostrou que pessoas que dormiram cerca de 8,5 horas com frequência apresentaram os melhores resultados.

Veja também: 4 dicas para manter o peso perdido após a dieta de emagrecimento

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Daily weighing may be key to losing weight. American Heart Association, 2018.

Parretti H. et al. Efficacy of water preloading before main meals as a strategy for weight loss in primary care patients with obesity: RCT. Obesity, 2015.

Ducrote P. et al. Meal planning is associated with food variety, diet quality and body weight status in a large sample of French adults. Universidade de Paris, 2017.

Keeping A Food Diary Doubles Diet Weight Loss. American Journal of Preventive Medicine, 2008.

Arlet V. et al. Insufficient sleep undermines dietary efforts to reduce adiposity. Universidade de Chicago, 2019.

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