O que você sabe sobre as propriedades do arroz e outras curiosidades a respeito do grão

Postado em 29 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Teste agora seus conhecimentos sobre todos os nutrientes presentes no alimento mais amado pelos brasileiros

Parceiro inseparável do feijão, o arroz é um dos grãos mais consumidos no mundo todo e faz parte da refeição diária de milhares de brasileiros. Além de combinar com a feijoada, o arroz pode fazer parte de receitas como bolinhos, risotos, sobremesas e virar até farinha. Mas você sabe quais são as propriedades do arroz?

Segundo um estudo divulgado no periódico Journal of Food Science and Technology, o arroz é o alimento básico de cerca de metade da população mundial, fornecendo mais de 21% da necessidade calórica total para essas pessoas.

E para saber o porquê desse grão ser tão popular, descubra as propriedades do arroz, assim como seus benefícios no nosso teste a seguir:

Teste: você sabe quais são as propriedades do arroz?

Veja se você realmente conhece os benefícios por trás desse grão tão popular.

Arroz sobre mesa, dentro de tigela branca, com ramo de cheiro verde em cima e colher de pau ao lado

O alimento é rico em nutrientes importantes para o organismo | Imagem: Shutterstock

1 – Qual destas vitaminas pode ser encontrada em maior quantidade em um grão de arroz?

Ponto se você disse alternativa B. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o arroz pode ser considerado uma boa fonte de carboidratos e vitaminas do complexo B. Mas é importante lembrar que, por mais que o grão seja uma fonte viável desse nutriente, é preciso variar a alimentação para fornecer toda a nutrição necessária para manter uma boa saúde.

2 – “O arroz deve ser abolido da dieta de quem busca emagrecer”. Essa afirmação pode ser considerada:

Se você disse B, acertou. Há evidências de um estudo feito no Doshisha Women’s. College of Liberal Arts, no Japão, de que uma dieta baseada em arroz pode até ajudar a prevenir a obesidade. Isso acontece porque, segundo os pesquisadores, pessoas que ingerem níveis mais altos de fibra alimentar e grãos integrais têm menor peso corporal e colesterol, e menores taxas de doenças não transmissíveis em comparação com pessoas com menor ingestão. No entanto, o efeito do consumo de arroz na prevenção da obesidade ainda não é claro, por isso, procure seu nutricionista para receber as recomendações de consumo do grão.

3 – Qual dos tipos de arroz abaixo possui a maior quantidade de fibras?

A resposta certa é a D. A pesquisa publicada no periódico Journal of Food Science and Technology aponta que o arroz integral pode conter até três vezes mais fibras do que suas versões brancas. Mas a maioria delas está presente na casca, por isso, o processo de moagem do arroz pode interferir na quantidade de fibras disponíveis.

4 – “O arroz e seus derivados não contêm glúten.” Essa afirmação pode ser considerada:

Acertou quem disse a alternativa A. Um artigo divulgado pelo Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety apontou que pessoas que sofrem de sensibilidade ao glúten e que não podem comer alimentos que contenham glúten, como trigo, cevada ou centeio, podem consumir alimentos à base de arroz, já que o grão não possui essa proteína.

Agora que você testou os seus conhecimentos sobre o arroz, que tal ver o que você sabe sobre o feijão?

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Atul U. et al. Brown Rice: Nutritional Composition and Health Benefits. Journal of Food Science and Technology, 2018.

G Kennedy. et al. Nutritional contribution of rice and impact of biotechnology and biodiversity in rice-consuming countries. FAO, 2002.

Saleh A. et al. Brown Rice Versus White Rice: Nutritional Quality, Potential Health Benefits, Development of Food Products, and Preservation Technologies. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 2019.

Tomoko I. et al. International study suggests that eating more rice could be protective against obesity.  Eureka Alert, Doshisha Women’s College of Liberal Arts, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: