Qual é o seu risco de ter osteoporose?

Postado em 9 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

A doença atinge mais os idosos e as mulheres e requer hábitos saudáveis na sua prevenção

A saúde dos ossos é um assunto que precisa de atenção, em especial de idosos e  mulheres. Afinal de contas, a osteoporose é uma doença silenciosa que pode atingir uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos.

De acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF), a osteoporose afeta a densidade e a qualidade do osso e, por isso, pode debilitar o esqueleto e aumentar o risco de fraturas, em especial na coluna vertebral, punho, quadril, pélvis e braço.

E segundo um estudo feito na Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshti, o diagnóstico precoce da doença pode ajudar a decidir como agir com o tratamento e como prevenir seu progresso.

Mesmo que você tenha poucos ou nenhum fator de risco, a IOF recomenda medidas para melhorar a saúde óssea por meio de mudanças positivas no estilo de vida, como a prática de exercícios físicos regulares com fortalecimento muscular e a alimentação saudável, rica em cálcio, proteína e alimentos fontes de vitamina D.

Para saber se você tem algum risco de ter osteoporose, o teste a seguir pode te ajudar durante uma consulta com seu médico.

Esqueleto, um lado branco e outro amarelado, demonstrando desgaste pela osteoporose

Alguns fatores, como hábitos e histórico de doenças na família, aumentam o risco de osteoporose | Imagem: Shutterstock

Teste: calcule seu risco de ter osteoporose

1 – Seus pais já foram diagnosticados com osteoporose?

A) Sim

B) Não

2 – Já fraturou algum osso após uma simples queda depois de adulto?

A) Sim

B) Não

3 – Você perdeu mais de três centímetros de altura após 40 anos de idade?

A) Sim

B) Não

4 – Está abaixo do peso (se seu Índice de Massa Corporal – IMC é inferior a 18,5 kg/m2 para adultos. Para idosos, use a calculadora neste link)?

A) Sim

B) Não

5 – Já foi diagnosticado com artrite reumatoide ou hipertireoidismo?

A) Sim

B) Não

6 – Se você é mulher, entrou na menopausa antes dos 45 anos de idade?

A) Sim

B) Não

7 – Se você é homem, já sofreu de impotência, perda da libido ou outros distúrbios relacionados a baixos níveis de testosterona?

A) Sim

B) Não

8 – Você consome álcool em excesso?

A) Sim

B) Não

9 – Você fuma ou já foi fumante?

A) Sim

B) Não

10 – Sua cota diária de exercícios é inferior a 30 minutos (incluindo trabalhos domésticos, jardinagem, caminhadas, corridas etc.)?

A) Sim

B) Não

Resultado:

Caso você tenha respondido SIM em qualquer uma das questões, não se assuste. Isso não significa que você tenha osteoporose. Elas apenas indicam que você apresenta fatores de risco clinicamente provados para desenvolver osteoporose e fraturas, e por isso, o ideal é procurar um profissional de saúde que possa realizar exames e acompanhamento adequado e te orientar a respeito da prevenção por meio de dieta, mudanças de hábitos e atividades físicas.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Farkhondeh P. et al. A comprehensive overview on osteoporosis and its risk factors. Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshti, 2018.

International Osteoporosis Foundation (IOF), 2012.

 

Leia também



Assine nossa newsletter: