Bom mesmo contra a cãibra? Saiba quanto potássio por dia você deve consumir

Postado em 30 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

E veja também quais alimentos podem compor um cardápio rico no nutriente

O potássio é um nutriente importante para a função celular no corpo. Junto do sódio e do magnésio, ele é responsável pelo controle da pressão arterial. Mas, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a maioria das pessoas consome muito sódio e pouco potássio por dia. O resultado é o risco de a pressão arterial ficar elevada, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

Para que serve o potássio

Um estudo feito na Universidade Southwestern, no Texas (EUA), apontou que os níveis baixos de potássio podem causar retenção sódica e hídrica, diminuindo a excreção de sódio pela urina, aumentando a pressão sanguínea.

Ainda segundo os pesquisadores, uma baixa ingestão de potássio pode levar à disfunção muscular, que, se não tratada, pode resultar em insuficiência respiratória e até em parada cardíaca.

No entanto, seu uso talvez mais conhecido, para tratar as terríveis cãibras, ainda não foi totalmente comprovado em estudos, faltam mais pesquisas para descobrir os reais efeitos.

De acordo com a OMS, os adultos devem consumir, pelo menos 3.510 mg de potássio por dia. Para saber se você está atingindo essa quantidade, faça o nosso teste a seguir.

Teste: você consome a quantidade necessária de potássio por dia?

Além da banana, sua fonte mais famosa, o nutriente está presente em diversos alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária.

Copo de vitamina de banana e mamão, com bananas e rodelas de mamão ao lado

O mamão formosa contém aproximadamente 222 mg de potássio, quantia semelhante à banana | Imagem: Shutterstock

1. Você costuma comer feijão no seu dia a dia?

A) Sim

B) Às vezes

C) Não

Quem marcou a alternativa A está no caminho certo. Um dos alimentos mais ricos em potássio é o feijão. Segundo a OMS, em 100 g da leguminosa, ou aproximadamente uma colher de servir, pode-se encontrar cerca de até 1.300 mg do nutriente. Um substituto à altura é a ervilha in natura.

2. Qual desses itens é indispensável no seu café da manhã?

A) Ovos

B) Bacon

C) Mamão formosa

Ponto para quem optou pela letra C. A fruta tem aproximadamente 222 mg de potássio segundo a tabela TACO. Outra mais conhecida pelo público por ser fonte do nutriente e que faz parte de muitos cafés da manhã é a banana, que possui valores parecidos ao mamão. Já o ovo e o bacon, segundo a OMS, são possíveis fontes de sódio, e por isso, é melhor comê-los com moderação.

3. Você consome nozes todos os dias?

A) Sim

B) Às vezes

C) Não

Bom para quem marcou a alternativa A. O consumo de nozes e outras oleaginosas é importante para quem busca boas fontes de potássio. 100 g de nozes, o equivalente a 1/2 xícara (chá), contém cerca de 533 mg do nutriente, segundo a tabela TACO. Já a castanha-do-brasil pode ter ainda mais potássio, até 651 mg.

4. Qual dessas proteínas você costuma comer com mais frequência?

A) Contra-filé bovino sem gordura

B) Sardinha assada

C) Filé de peito de frango grelhado e sem pele

A opção B é a mais rica em potássio dentre as três. De acordo com a tabela TACO, a sardinha assada tem cerca de 574 mg de potássio em 100 g. A mesma quantia de peito de frango grelhado sem pele tem 387 mg do nutriente, com apenas 1 mg a mais do que o contra-filé bovino sem gordura, que tem 386 mg.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), 2011.

WHO issues new guidance on dietary salt and potassium, 2013.

Roan AR. Potassium: friend or foe? Universidade Southwestern, 2017.

 

Leia também



Assine nossa newsletter: