Teste seus conhecimentos sobre frutas exóticas

Postado em 22 de maio de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja quais delas você consegue identificar no nosso quiz

Nas quitandas e hortifrutis pelo Brasil, não é difícil nos depararmos com frutas como banana, laranja, morango e maçã. Mas além dessas frutas mais populares, há também aquelas que recebem a alcunha de exóticas, devido ao seu baixo cultivo e pouca disseminação.

Mas não se assuste ao se deparar com essas frutas. Elas além de terem um sabor delicioso, podem trazer benefícios à sua saúde. Um estudo feito pelo Food Research International avaliou algumas espécies de frutas colombianas, e descobriu que muitas delas são ricas em vitamina C, compostos fenólicos e antioxidantes para a saúde.

Então que tal testar os seus conhecimentos ao tentar descobrir o nome desses alimentos exóticos? Veja o nosso quiz a seguir e conte depois quantos você acertou:

Teste: você conhece as frutas exóticas?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.

Muitas frutas, populares, como mamão, laranja e kiwi, e frutas exóticas, como pitaia

Frutas exóticas fazem tão bem ao organismo quanto as mais populares | Imagem: Shutterstock

1. Chamada também de fruta-do-dragão, pode ter a casca rosada ou amarela, com o interior branco e cheio de sementes pretas. Originária da América Central, pode servir como base para smoothies e sorvetes. Trata-se da fruta:



Pitaias. Imagem de Helga Kattinger em Pixabay

Acertou quem respondeu a alternativa C, pitaia.

Já falamos sobre ela neste post.

2 – Usada na decoração de bolos e sobremesas, esta fruta pequena e amarelada tem um gosto cítrico e peculiar. Em alguns lugares do Brasil, é chamada de tomate-capucho e costuma ser encontrada escondida entre suas folhas esverdeadas. Estamos falando da fruta:



Physalis. Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay.

Acertou quem disse A, physalis.

3. Natural da Ásia, esta fruta pequena e avermelhada esconde uma polpa esbranquiçada e saborosa. É utilizada no preparo de picolés, sucos e bebidas esportivas, e seu aroma é inconfundível. Só poderia ser a fruta:



Lichias. Imagem de Nicole Köhler por Pixabay.

Se você disse C, está correto, é a lichia.

4. Em algumas regiões brasileiras, ela recebe o nome de pinha. Por fora, sua casca é verde e rígida, e por dentro, seu aspecto é similar ao da fruta-do-conde, com uma polpa branca e sementes escuras. Estamos falando da fruta:



Cherimoia. Imagem de Maya A. P por Pixabay.

A resposta certa é a alternativa B, cherimoia.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

José C. et al. Antioxidant capacity, phenolic content and vitamin C in pulp, peel and seed from 24 exotic fruits from Colombia. Food Research International, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: