Teste se sua quantidade diária de vitamina B12 é suficiente ou se é preciso suplementar

Postado em 16 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Veganos e vegetarianos precisam estar atentos

É possível seguir uma dieta vegetariana que seja saudável e atenda às necessidades nutricionais que o corpo precisa. Entretanto, há uma única vitamina que só pode ser encontrada em alimentos de origem animal e, por isso, pode vir a ser necessária como suplemento aos veganos com uma quantidade diária ideal: a vitamina B12.

Mas você sabe para o que serve a vitamina B12? Um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, analisou a fundo a função dela em nosso organismo, e descobriu que é essencial para a síntese de DNA e para a produção de energia celular.

Outro dado importante do estudo é que a deficiência de vitamina B12 pode trazer consequências a longo prazo, que ainda não são muito conhecidas e podem incluir efeitos adversos nos resultados da gravidez, na saúde vascular, na saúde cognitiva, nos ossos e até mesmo na saúde ocular.

Alerta aos veganos

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), é possível encontrar essa vitamina em alimentos como leite, queijos e ovos e, portanto, os principais grupos de pessoas que precisam se preocupar mais em atingir as quantidades diárias de vitamina B12 recomendadas são os veganos e os vegetarianos que não consomem esses alimentos na dieta diária.

A seguir, preparamos um teste que pode ajudar a descobrir se você precisa dessa vitamina como suplemento no dia a dia. Lembre-se sempre de que isso não substitui uma consulta com profissional de saúde e que o melhor a fazer em caso de dúvidas é procurar o médico ou nutricionista de sua confiança.

Teste: sua quantidade diária de vitamina B12 é suficiente ou é preciso suplementar?

Algumas pessoas com restrições alimentares podem não estar consumindo a quantidade diária de vitamina B12 recomendada, e daí é necessário suplementação do nutriente.

Mulher segurando pílula com uma mão e copo de água na outra

Apenas alimentos de origem animal contêm vitamina B12; quem segue dietas restritivas pode precisar suplementá-la | Imagem: Shutterstock

1 – Você tem entre 14 e 50 anos de idade?

A) Sim

B) Não

2 – Você é vegetariano ou vegano?

A) Não

B) Sim

3 – Você consome leite, laticínios ou ovos diariamente?

A) Sim

B) Não

4 – Caso você seja mulher, você está grávida ou está em um período de amamentação?

A) Não

B) Sim

Resultado:

A Sociedade Vegetariana Brasileira recomenda que vegetarianos nas seguintes condições devam buscar a suplementação de vitamina B12: gestantes, mulheres amamentando, crianças, veganos e vegetarianos que utilizam ovos e lácteos irregularmente, pois nesse caso eles podem não atingir a necessidade diária recomendada.

Ainda segundo a entidade, também é necessária a suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois entre 10% e 30% deles apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.

Portanto, se você marcou a letra B em duas ou mais alternativas, é bem provável que precise suplementar a vitamina B12. Mas para isso, é importante você consultar um profissional de saúde que possa te orientar a respeito do que fazer e se realmente é necessário esse suplemento na sua alimentação.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Acesso em jul. 2019.

O’Leary F. et al. Vitamin B12 in Health and Disease. Universidade de Sidney, 2010.

 

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