Você sabe qual chocolate é mais saudável?

Postado em 9 de abril de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Faça o teste e descubra qual tipo de chocolate é o mais nutritivo

Seja ao leite, meio amargo, branco ou até mesmo o novato rubi, os tipos de chocolate foram feitos para agradar todos os públicos. Hoje em dia, é possível encontrar até versões que não levam açúcar ou que sejam sem lactose. Mas, entre tanta variedade, você sabe dizer qual chocolate é mais saudável?

Cada um deles tem características próprias desde o momento do preparo. O branco, por exemplo, não leva grãos de cacau, apenas a manteiga. Já o ao leite, como o nome diz, mistura leite com outros ingredientes.

Faça nosso teste a seguir e veja qual deles é mais rico em nutrientes para a sua saúde.

Teste: qual chocolate é mais saudável?

Escolha uma alternativa para cada uma das questões abaixo e conheça a melhor versão do doce.

Mesa com tabletes de chocolate ao leite, branco e amargo. Em cima deles, folhas de hortelã.

Cada versão pode ser rica em nutrientes diferentes | Imagem: Shutterstock

1 – Qual destes tipos de chocolates pode fazer bem para a saúde do coração?



Se você respondeu C, acertou! O chocolate amargo, segundo um estudo publicado pela Vascular Pharmacology, possui muitos componentes biologicamente ativos, como catequinas e a teobromina provenientes do cacau, e isso pode afetar positivamente o sistema cardiovascular. Segundo a pesquisa, o cacau pode ajudar na melhora da pressão sanguínea, nas plaquetas e na função dos vasos sanguíneos. E o chocolate amargo é a opção que leva 100% do cacau na sua composição. Mas vale lembrar que o consumo deve ser moderado para aproveitar esses benefícios.

2 – O chocolate ao leite é mais rico em cálcio do que a versão meio amarga. Essa afirmação é:


Acertou quem respondeu a alternativa A, verdadeira. Segundo a tabela TACO, por mais que o chocolate meio amargo tenha mais fibras, magnésio e outros nutrientes do que a versão ao leite, ele acaba ficando para trás quando o assunto é cálcio e proteínas. Em 100 g, o chocolate meio amargo tem 45 mg de cálcio e 4,9 g de proteínas, contra 191 mg de cálcio e 7,2 g de proteínas do ao leite.

3 – Qual destes chocolates é mais rico em ferro?



Ponto para quem disse C. Novamente, o chocolate meio amargo fica à frente de outras opções quando o assunto é nutriente, principalmente o ferro. Em 100 g, de acordo com a tabela TACO, ele tem 3,6 mg, contra 3,3 mg do chocolate dietético e 1,5 mg do chocolate ao leite com castanha-do-brasil.

4 – O chocolate dietético é mais rico em nutrientes do que o chocolate ao leite. Essa afirmação é:



A resposta certa é a B. De acordo com a tabela TACO, o chocolate dietético, de fato, tem mais fibras que o ao leite, além de outros minerais como manganês, fósforo e ferro. Mas, por outro lado, o ao leite contém menos sódio e gordura. Por isso, consulte seu nutricionista para saber qual é a melhor opção de chocolate para a sua alimentação.

Veja também: 3 truques para deixar as receitas com chocolate mais saudáveis

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Kerimi A. et al. The cardiovascular benefits of dark chocolate. Vascular Pharmacology, 2015.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2011.

Leia também



Assine nossa newsletter: