Menos gordura ou menos carboidrato: o que funciona melhor para emagrecer?

Postado em 12 de outubro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Estudo avaliou as duas dietas para saber qual resultado é o mais assertivo

Mulher olhando para sanduíche com expressão de dúvida, se come ou não

Menos carboidratos x gorduras: o que funciona para emagrecer? | Imagem: Shutterstock

Quando o assunto é perda de peso, é comum associarmos o emagrecimento a uma dieta equilibrada para trazer resultados. Mas o que é mais importante na hora de mudar o plano alimentar: cortar as gorduras ou consumir menos carboidratos? O que funciona melhor para emagrecer?

Um estudo feito por pesquisadores da Stanford University Medical School, na Califórnia (EUA), comparou durante 12 meses se a dieta para perda de peso era mais eficaz ao se cortar as fontes de lipídios (gorduras) ou as de carboidratos.

Como resultado, eles descobriram que não houve uma diferença significativa na mudança de peso entre uma dieta saudável com baixo teor de gordura e uma com baixo carboidrato. Contudo, o LDL colesterol aumentou no grupo que ingeriu pouco carboidrato, o que se mostrou um fato favorável à dieta baixa em gordura.

Equilíbrio é essencial para emagrecer

Para a nutricionista Roberta Lara, a busca pelo emagrecimento saudável tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano das pessoas, tendo em vista o aumento da prevalência de obesidade e excesso de gordura corporal.

Segundo ela, diferentes estratégias nutricionais podem ser adotadas pelos profissionais de saúde, sempre levando em consideração a individualidade bioquímica de cada paciente, o que torna o tratamento mais eficiente e assertivo.

“Uma das dietas que apresenta resultados positivos para a perda de peso é a dieta Low Carb (LC), uma intervenção que pode ser eficiente, mas que ainda existem limitações quanto à perda de peso em longo prazo”, Roberta Lara, nutricionista

Ela ainda pondera que as dietas para emagrecimento sustentáveis devem ser equilibradas em todos os macronutrientes. E mais: intervenções específicas, como aquelas com pouco carboidrato ou alto carboidrato são indicadas de acordo com avaliação nutricional feita por nutricionista, a fim de traçar a melhor conduta para as características individuais de cada paciente.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).

Gardner CD et al. Effect of Low-Fat vs Low-Carbohydrate Diet on 12-Month Weight Loss in Overweight Adults and the Association With Genotype Pattern or Insulin Secretion: The DIETFITS Randomized Clinical Trial. JAMA. 2018: 20;319(7):667-679.

Leia também



Assine nossa newsletter: