Pesquisa aponta medidas para evitar o câncer

Postado em 27 de maio de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Segundo o estudo, manter hábitos saudáveis pode prevenir até 27% dos casos de câncer no Brasil

Mesa com salgadinhos e computador e mãos, uma mexendo no computador e outra comendo salgadinho

A redução de gordura trans na alimentação é uma medida para evitar o câncer | Imagem: Shutterstock

A cura do câncer ainda é uma busca contínua de médicos e cientistas. Porém, existem comportamentos que já foram comprovados como fatores que aumentam o risco da doença e que, se forem deixados de lado, podem ajudar a evitar o câncer.

É o caso do tabagismo, consumo excessivo de álcool, excesso de peso e de gordura corporal, dieta pouco saudável e falta de atividades físicas. Juntos, eles são associados à causa de, ao menos, 20 diferentes tipos de câncer. E todos esses fatores de risco podem ser evitados.

Para se ter uma ideia, dados divulgados por um estudo publicado no periódico Cancer Epidemiology apontam que 26,5% (114.497 casos) de todos os casos de câncer e 33,6% (63.371 mortes) de todas as mortes pela doença poderiam ser potencialmente evitados pela eliminação dos fatores de risco no estilo de vida do brasileiro.

Informação para evitar o câncer

Segundo a pesquisa, algumas recomendações de prevenção do câncer poderiam ter evitado 4,5% (19,731 casos) e 6,1% (11.480 mortes) de todos os casos e mortes pela doença, respectivamente.

Ainda de acordo com o estudo, o tabagismo foi responsável pela maioria dos casos de câncer evitáveis ​​e mortes, seguido pelo alto índice de massa corpórea (IMC) e o consumo de álcool. Os casos e mortes por câncer de laringe, pulmão, orofaringe, esôfago e colorretal poderiam ser reduzidos pela metade, eliminando-se esses fatores de risco no estilo de vida.

Por isso, como prevenção, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) orienta intervenções como eliminar as gorduras trans na dieta, reduzir o consumo de sal e açúcar e adotar a prática de exercícios físicos na rotina, como caminhadas e passeios de bicicleta.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Rezende L. et al. Proportion of cancer cases and deaths attributable to lifestyle risk factors in Brazil. Cancer Epidemiology, 2019.

Instituto Nacional de Câncer (INCA), 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: