Tomar vitamina D ajuda mesmo a prevenir diabetes tipo 2?

Postado em 7 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Estudo analisou se o suplemento pode estar relacionado à prevenção da doença

Várias cápsulas de vitamina D formando um "D"

A vitamina D é muito importante para a saúde | Imagem: Shutterstock

Você já deve ter lido aqui no Nutritotal que a vitamina D é importante para a saúde dos ossos, capaz até de ajudar na prevenção de doenças como a osteoporose. Mas um estudo divulgado pelo periódico New English Journal of Medicine foi além, e comparou se a suplementação desse nutriente ajudaria a evitar o risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2.

O estudo avaliou pacientes com ao menos dois dos três critérios glicêmicos para pré-diabetes (glicemia de jejum entre 100 e 125; nível de glicose no plasma 2 horas após ingestão de glicose entre 140 e 199; e hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%), com mais de 25 anos e IMC entre 24 e 42.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: um que recebeu uma pílula diária com vitamina D e outro que recebeu um placebo durante um período de quatro anos, para saber se a suplementação tinha efeito na prevenção da doença.

Vitamina D e diabetes

Após esse período, os cientistas concluíram que em pacientes com alto risco de ter o diabetes tipo 2, que não foram selecionados por deficiência de vitamina D, a suplementação diária da vitamina não resultou na redução de risco para desenvolvimento da doença.

Com isso, eles afirmam que não há mudanças entre os pacientes que tomaram a vitamina durante quatro anos e aqueles que receberam uma dose de placebo. Ainda assim, vale lembrar que mais estudos científicos podem ser feitos para encontrar uma ligação entre o suplemento e a doença.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Pittas AG et al. Vitamin D Supplementation and Prevention of Type 2 Diabetes. N Engl J Med. 2019 Aug 8;381(6):520-530.

Leia também



Assine nossa newsletter: