Ícone do site Nutritotal PRO

A deficiência de vitamina D pode causar complicações no diabetes?

Sim. Baixos níveis séricos de vitamina D podem ser preditores de complicações no diabetes. Alguns estudos demonstram que a deficiência de vitamina D diminui a sensibilidade à insulina e aumenta a produção de citocinas inflamatórias associadas a complicações microvasculares.
 
Um estudo publicado no Diabetes Care sugere que baixas concentrações de vitamina D estão associadas a um risco aumentado de eventos micro e macrovasculares em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2), porém, a relação causal ainda não foi precisamente estabelecida. Trata-se de um estudo observacional com duração de 5 anos no qual 50% dos pacientes apresentava baixas concentrações séricas de vitamina D, conforme indicado por uma concentração mediana de 25-hidroxivitaminaD (25-OHD), da ordem de 49 nmol/L. Esses pacientes com concentrações inferiores a 50 nmol/L apresentaram uma incidência cumulativa mais alta de eventos macro e microvasculares, em comparação com aqueles pacientes com níveis séricos acima de 50 nmol/L. Uma análise multivariada estratificada por tratamento e ajustada para interferentes relevantes identificou a concentração sérica de vitamina D como um preditor independente de eventos macrovasculares. Níveis abaixo de 50 nmol/L promoveram um aumento significativo de 23% no risco de complicações macrovasculares. Da mesma forma, o risco de complicações microvasculares também foi 18% maior nessa população de maior risco.
 
Um outro estudo realizado por pesquisadores espanhóis demonstra a associação da alta prevalência de deficiência de vitamina D com aterosclerose subclínica em pacientes com diabetes tipo 1(DM1). 
Sair da versão mobile