fbpx


AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL E DA OSMOLALIDADE DE DIETAS ENTERAIS NÃO-INDUSTRIALIZADAS DESTINADAS A PACIENTES PEDIÁTRICOS EM TERAPIA NUTRICIONAL DOMICILIAR E SEU IMPACTO NOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRI

Postado em 27 de fevereiro de 2009 | Autor: Santos VFN; Morais TB

Instituição: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)-Escola Paulista de Medicina

Objetivos

Investigar a qualidade nutricional, através de análises químicas, de dietas enterais não-industrializadas preparadas nas casas de pacientes pediátricos em Terapia Nutricional Domiciliar,(TND) e seu impacto nos índices antropométricos.

Materiais e métodos

Participaram do estudo trinta pacientes pediátricos em TND utilizando apenas dietas enterais não-industrializadas, de ambos os sexos, com idade de 13 meses a 13 anos, atendidos por três empresas de assistência domiciliar de São Paulo. Amostras de dois tipos de dietas – à base de leite (DL) e à base de vegetais com carne (DVC) – foram coletadas nos domicílios e analisadas em laboratório. As porcentagens dos valores medidos em relação aos prescritos foram calculadas comparando-se os resultados laboratoriais com os valores teóricos prescritos. Foram comparados os índices antropométricos inicial e no momento do estudo para a avaliação do impacto da TND.

Resultado

A média de idade dos pacientes foi de 7 anos e a mediana do tempo de TND foi de 24 meses. Dietas DL corresponderam a cerca de 70% dos valores prescritos para macronutrientes e energia, enquanto as DVC corresponderam a menos de 50% dos valores prescritos, exceto para carboidratos (70%). A osmolalidade das DVC foi significantemente menor do que a das DL (medianas de 310 e 580 mOsm/Kg, respectivamente). Na vigência da TND, o índice Peso/Idade manteve-se dentro dos limites da normalidade (medianas de escores z de -1,0 e -0,9, no início da terapia e no momento do estudo, respectivamente), enquanto houve uma redução estatisticamente significante no índice Estatura/Idade (medianas de escores-z de -1,6 e -2,1, respectivamente).

Conclusão

As dietas enterais não-industrializadas apresentaram valores nutricionais inferiores aos prescritos, no entanto, seu impacto sobre os índices antropométricos deve ser melhor investigado.

Unitermos

Terapia Nutricional Enteral, Assistência Domiciliar, Concentração osmolar

Cadastre-se e receba nossa newsletter