fbpx

EMAGRECER É MELHOR COM DIETA

Postado em 25 de maio de 2009 | Autor: MONICA BEYRUTI

OBJETIVO: Gerar polêmica se emagrecer é melhor com dieta ou exercício

Para que ocorra perda de peso,deve haver um balanço energético negativo que deve levar à redução dos depósitos de gordura e a uma preservação apropriada da massa magra.

Muitos estudos mostram que o que determina a perda de peso é a simples redução das calorias e não a composição de macronutrientes da dieta,porém,este peso se mantém apenas por um curto período de tempo.

Para que ocorra manutenção do peso a longo prazo,a redução calórica deve ser moderada e a perda de peso gradativa e para isso,a dieta deve ser equilibrada e individualizada (2,3)

A atividade física não apenas contribui para o aumento do gasto calórico como também protege o individuo para que haja uma menor perda de massa magra.Estudos mostram que a perda de peso em um programa que inclua atividade física programada e dieta,não mostrou diferença significante na redução de peso em obesos quando comparado a dieta sozinha.(2,3).

Apesar de ser possível emagrecer com atividade física isolada,é muito difícil para a maioria das pessoas fazer uma quantidade suficiente para alcançar um balanço energético negativo que resulte em significante perda de peso.

Conclusão: Para emagrecer é necessário restringir calorias.

1.Haslam DW,James WPT:Obesity.Lancet 366:1197-1209,2005

2.Hill,JO.Understanding and addressing the epidemic of obesity:An Energy Balance Perspective.Endocr Rev 27:750-761,2009

3.Hainer,V,Toplak H,Mitrakou A.Treatment modalities of obesity.What fits whom? Diabetes Care 31(suppl.2):S269-S277,2008.

Endereço eletrônico:beynutri@uol.com.br

Leia também