fbpx

IMPACTO DO JEJUM NA COBERTURA DAS NECESSIDADES ENERGÉTICAS DE PACIENTES CIRÚRGICOS

Postado em 27 de fevereiro de 2009 | Autor: Coelho MAM; Sampaio HAC

Instituição: Universidade Federal do Ceará

Objetivos

Verificar a influência da prescrição de jejum sobre o aporte calórico de pacientes internados em unidade hospitalar, para realização de cirurgias eletivas, considerando a importância de uma boa cobertura nutricional sobre a cicatrização e recuperação pós-cirúrgica.

Materiais e métodos

Foram estudados 22 pacientes internados na clínica cirúrgica de um hospital universitário da cidade de Fortaleza-Ce. A coleta da prescrição dietoterápica foi realizada diariamente, contabilizando-se os dias de jejum. As dietas prescritas eram operacionalizadas segundo a padronização de dietas existente no hospital, considerando tanto a doença de base de cada paciente, como o fato de ser um paciente cirúrgico, planejando-se uma cobertura de 100% das necessidades energéticas diárias.

Resultado

Dentre os pacientes, todos eram adultos, sendo 15 (68,2%) do sexo feminino e 7 (31,8%) do sexo masculino, com idade média de 60 anos (31-89). Os mesmos tiveram um período de internação médio de 10,1 dias (6-21). Observou-se que os referidos pacientes ficaram em média 3,6 (1-12) dias de jejum, por problemas relacionados ao adiamento da cirurgia ou à realização de exames. O jejum detectado acarretou uma diluição da oferta calórica diária. Desta forma, confrontando o total de dias de internação com o total de dias em que efetivamente o paciente teve acesso à alimentação, percebeu-se que a oferta inicial planejada de cobertura de 100% das necessidades energéticas diárias caiu, em média, para 57,9% (1,3% a 89,7%).

Conclusão

O jejum hospitalar contribui para o não atendimento das necessidades de energia do paciente. Este fato merece acompanhamento da equipe, tanto no sentido de uma maior racionalização na prescrição do jejum, como na devida quantificação do prejuízo que este acarreta no tocante ao adequado atendimento nutricional, considerando potenciais repercussões na evolução pós-operatória e tempo de permanência hospitalar.

Unitermos

Jejum hospitalar; paciente cirúrgico, cobertura calórica, nutrição

Leia também