Pirâmide alimentar para idosos

Postado em 13 de março de 2008

A pirâmide alimentar para idosos acima de 70 anos de idade já vem sendo estudada há alguns anos por uma universidade norte-americana. Divulgada recentemente, a nova versão mantém alguns conceitos já conhecidos, como a variedade de alimentos e a ingestão de água adequada, mas prioriza a forma com que os alimentos podem ser consumidos para melhor atender às necessidades desta população, além de enfatizar a importância da atividade física regular.

O gráfico da pirâmide está dividido em:

* Cereais e grãos integrais, enriquecidos ou fortificados, como arroz e farinha 100% integral

* Vegetais, como cenoura e brócolis

* Frutas, como melão

* Produtos lácteos com baixa ou pouca gordura, como os iogurtes, que contém baixa dosagem de lactose

* Feijões e nozes, peixe, aves, ovos e carne magra

* Óleos vegetais líquidos e alimentos com baixa quantidade de gorduras saturadas e trans

* Ingestão de líquidos saudáveis, como água

* Atividade física regular

No topo da pirâmide, há a indicação do consumo adequado de cálcio, vitamina D e B12, que podem ser suplementados caso não seja atingida a recomendação de ingestão diária necessária.

 

Autor: Lichtenstein AH, Rasmussen H, Yu WW, Epstein SR, Russell RM. Modified MyPyramid for Older Adults. J Nutr. 2008;138(1):5-11.

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