fbpx

PRESCREVENDO A NUTRIÇÃO PARENTERAL À DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DO PARENTERALNET

Postado em 25 de maio de 2009 | Autor: Michel Kfouri Filho

michel.kfouri@farmoterapica.com.br

Farmoterápica, São Paulo, SP

Objetivo: Apresentar e discutir as vantagens de um programa de prescrição eletrônica de nutrição parenteral.

Mensagens principais: O sistema on line de prescrição eletrônica de nutrição parenteral (parenteralNET) prevê as interações físico-químicas entre os componentes (precipitação e separação de fases) e compara as doses com as recomendações para cada paciente (considerando o peso e idade). Se houver a administração de nutrientes por via enteral ou outros fluidos há o desconto da oferta total. O programa calcula a osmolaridade e indica a melhor via de administração. O sistema reduz os erros de cálculos, a prescrição ilegível ou incompleta e o tempo de elaboração e envio. O parenteralNET é um auxiliador na decisão e planejamento de uma prescrição de nutrição parenteral (NP). Por ser um sistema on line, permite que o médico prescritor envie a prescrição de um paciente por meio de acesso à internet. Seu acesso ao sistema é registrado permitindo que a prescrição seja documentada. A utilização do sistema facilita a elaboração e encaminhamento da prescrição tornando as etapas práticas e rápidas.

Conclusão: A utilização de um programa de prescrição eletrônica estruturado em um algoritmo de cálculos com limites baseados nas recomendações nutricionais descritas em guidelines auxilia o profissional na elaboração segura de uma prescrição, especialmente em neonatologia, pois permite antever as possíveis incompatibilidades físico-químicas e inadequações clínicas e erradica problemas de cadastro e de avaliação farmacêutica.

Referências Bibliográficas:

• Lehmann CU, Conner KG & Cox JM. Preventing Provider Errors: Online Total Parenteral Nutrition Calculator. Pediatrics 2004;113;748-753.

• Skouroliakou M, Konstantinou D, Papasarantopoulos P, Matthaiou C. Computer assisted total parenteral nutrition for pré-term and sick term neonates. Pharm World Sci 2005 Aug: 27(4): 305-10.

• Vandenplas Y, De Belder B, Bougatef A, Sacre L, De Clercq H. Computerized prescription of total parenteral nutrition in pediatrics. Acta Anaesthesiol Belg. 1987;38(1):59-62.

• Charney P. Computer technology and the nutrition support professional: Make it work for you! Nutr Clin Pract 22:421-7, 2007.

• Holubar S, Harvey-Banchik L. A review of the use of handheld computers in medical nutrition. Nutr Clin Pract 22:428-35, 2007.

Leia também