fbpx

RELAÇÃO ENTRE NEFROLITÍASE E HIPOCITRATÚRIA NOS PACIENTES COM SÍNDROME DO INTESTINO CURTO ATENDIDOS NO AMULSIC DO HCFMUSP

Postado em 27 de fevereiro de 2009 | Autor: Bejar Barbosa AC, et al.

Autores: Bejar Barbosa AC; Nascimento M; Segatto Valadares SG; Nogueira MA; Lima Rodrigues NC; Machado LC; Garla PC

Instituição: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Objetivos

Avaliar a associação entre pacientes com Síndrome do Intestino Curto (SIC), incidência de nefrolitíase e a sua correlação com hipocitratúria, acompanhados no Ambulatório Multidisciplinar de Síndrome de Intestino Curto (AMULSIC) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo no período de Janeiro de 2003 a Abril de 2008.

Materiais e métodos

Estudo retrospectivo, transversal com levantamento de prontuários do AMULSIC no período de Janeiro de 2003 a Abril de 2008. Foram avaliados 66 pacientes sendo incluídos 25 pacientes no estudo. Como critério de inclusão foram selecionados os que tinham ultrassonografia de vias urinárias, dosagem de cálcio e citrato urinário em urina de 24 horas, assim como o intervalo de início da doença – Síndrome do Intestino Curto.

Resultado

Dos 25 pacientes avaliados nenhum deles apresentavam disúrbios hidroeletrolíticos graves. Quarenta e oito por cento (12) apresentavam tempo de SIC superior a 30 meses. Todos os pacientes tinham ultrassonografia de vias uirnárias, sendo que 11 (44%) deles apresentavam nefrolitíase. Destes pacientes 10 (90%) tinham hipocitratúria e 6 (54%) tinham hipocalciúria. Apenas 1 paciente apresentou nefrolitíase com citratúria e calciúria normais.

Conclusão

A excreção urinária reduzida de cálcio e citrato em pacientes com Síndrome do Intestino Curto favorece a formação de cálculos de oxalato de cálcio. Faz-se necessário o acompanhamento de exames de imagem para detecção de cálculos e também dosagem de cálcio e citrato urinário para possíveis correções a fim de prevenir novos cálculos. Pouco estudos são encontrados em literatura relacionando SIC e nefrolitíase, sendo necessários novos estudos prospectivos.

Unitermos

nefrolitíase, síndrome do intestino curto, hipocitratúria, Ambulatório Multidisciplinar de Síndrome de Intestino Curto, AMULSIC

Leia também