fbpx


Quais as funções de uma equipe de home care para pacientes com nutrição parenteral domiciliar?

Postado em 11 de março de 2010 | Autor: Iara Waitzberg Lewinski

Uma equipe de suporte nutricional, ou de home care, é recomendada para monitorar os pacientes com nutrição parenteral domiciliar (NPD). A composição mínima de uma equipe de home care deve incluir médico, enfermeiro, nutricionista e farmacêutico clínico.

 

Dentre as funções da equipe de home care, estão:

 

assegurar a aderência do paciente ao tratamento por meio do ensino, a fim de minimizar o risco de complicações (principalmente com o cateter);

 

elaborar os procedimentos locais sobre a inserção e cuidados com o cateter, com instruções escritas e embasadas em diretrizes vigentes;

 

assistir o paciente em casos de complicações referentes ao cateter (como sepse e trombose da veia central), ao metabolismo (como as doenças do fígado, dos ossos e desequilíbrio de micronutrientes), ao estado nutricional e à qualidade de vida;

 

assegurar que o paciente tenha um número de telefone para entrar em contato com a equipe médica em caso de emergência;

 

promover acompanhamento e monitoramento periódico ao paciente em NPD;

 

prover o paciente de suporte físico, psicológico e emocional e fazer contato com as empresas de seguro saúde ou outras instituições de saúde a respeito do reembolso da terapia.

 

O impacto de uma equipe de home care no tratamento de pacientes em NPD é bastante significativo. O monitoramento e o treinamento destes pacientes diminuem a frequência de complicações relacionadas ao caterer e consequente readmissão ao hospital. Além disso, permite que o paciente seja independente do hospital e goze de maior qualidade de vida.

 

É importante, acima de tudo, que a equipe de home care avalie as habilidades e conhecimento primário de cada paciente a fim de reconhecer suas dificuldades e individualizar o ensinamento e/ou tratamento.

 

Bibliografia

Staun M, Pironi L, Bozzetti F, Baxter J, Forbes A, Joly F, et al. ESPEN Guidelines on Parenteral Nutrition: Home Parenteral Nutrition (HPN) in adult patients. Clinical Nutrition. 2009; 28:467–79. Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/diretrizes/?acao=bu&categoria=1&id=173. Acessado em: 08/03/2010.

Cadastre-se e receba nossa newsletter