fbpx


A importância dos vegetais para quem tem diabetes

Postado em 1 de setembro de 2021 | Autor: Ana Carolina Costa Vicedomini

Os vegetais são um grupo de alimentos composto por frutos, folhas, flores, raízes, tubérculos e caules, e são fontes de vitaminas e minerais essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. Eles fazem bem para todo mundo, mas se tem um público que se beneficia do consumo de vegetais são as pessoas com diabetes. Entenda mais a seguir.

Fibras dos vegetais: aliadas de quem tem diabetes

Além de auxiliar no trânsito intestinal, a presença das fibras nos vegetais pode controlar o açúcar no sangue, um benefício e tanto para os diabéticos. Outra vantagem é que elas contribuem com a saciedade. Isso ocorre porque as refeições ricas em fibras são processadas mais lentamente, retardando o esvaziamento gástrico e promovendo, dessa forma, uma maior e mais prolongada sensação de saciedade. E todo esse processo, por sua vez, acaba impactando na redução da ingestão alimentar e, consequentemente, no controle da glicemia sanguínea.

Os vegetais também atuam na prevenção de doenças cardiovasculares (DCV), devido ao seu potencial de proteção e controle dos níveis de colesterol, de glicemia e de insulina, e ainda na redução do risco de obesidade.

Uma força à imunidade

Por último, eles auxiliam o sistema imunológico por meio dos ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), produtos da fermentação de fibras solúveis no intestino. Esses ácidos funcionam como fonte de energia para a nutrição das células da mucosa intestinal, e as fibras solúveis fermentadas convertem-se também em nutrientes importantes para o desenvolvimento da população de bactérias benéficas do intestino. Além disso, esse aumento inibe o crescimento de bactérias patogênicas.

Quanto consumir de fibras?

O consumo ideal de fibras por dia está em torno de 25 a 50 g, e pode ser alcançado por meio da ingestão de alimentos como vegetais, frutas, legumes, cereais integrais, nozes e feijão.

Para conseguir chegar a essa meta, é necessário levar em conta alguns hábitos para o dia a dia, que incluem:

  • Consumir 3 porções de frutas ao dia, de preferência com casca.
  • Comer de 2 a 4 porções de legumes e verduras ao dia.
  • Dar preferência por alimentos com grãos integrais e sementes.
  • Consumir água suficiente para manter o corpo bem hidratado.

Viu como os vegetais podem ser aliados de quem tem diabetes? Para aumentar o consumo desses alimentos, veja nossas dicas aqui.

-

Assine nossa newsletter: