Ícone do site Nutritotal PRO

Associação entre doença hepática gordurosa não alcoólica e diabetes mellitus tipo 2

A doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) é o principal fator derisco para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, doença vascularperiférica, doença renal crônica, cirrose e câncer de fígado entre pacientesdiabéticos tipo 2. Zawdie e colaboradores realizaram estudo para avaliara associação de doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) e diabetesmellitus tipo 2.

Foram incluídos no trabalhopacientes diabéticos tipo 2 que realizaram acompanhamento em uma clínica noperíodo do estudo, sendo elegíveis para o estudo 96 pacientes. Foram colhidas amostrasde sangue para avaliar glicemia de jejum, perfil lipídico e função hepática,foi realizado ultrassonografia para avaliação hepática e estadiamento da NAFLD,e foram aferidos peso e altura e calculado o IMC para classificação do estadonutricional.

Os autores encontraram que aNAFLD esteve presente em 73% dos pacientes diabéticos e foi mais frequente emmulheres que em homens. A maioria dos pacientes apresentavam diabetes há maisde sete anos e o tempo de diagnóstico da doença esteve relacionado com apresença da NAFLD (p=0,01). Foi observada associação positiva entre estadiamentoda NAFDL e níveis de triglicerídeos. Verificou-se, também, associaçãosignificativa entre alaninaaminotransferase (p ≤0,001), triacilglicerol (p ≤0,001), bilirrubina total (p ≤0,05), bilirrubina direta (p ≤ 0,05) e a duração do diabetes (p ≤ 0,01) comdoença hepática gordurosa em pacientes diabéticos tipo 2.

Os autores concluíram que aprevalência de NAFDL em pacientes diabéticos é alta e os sistemas de saúdeprecisam realizar ações urgentes para controle dessa situação.

 

Sair da versão mobile