Geralmente são consumidos in natura ou previamente cozidas, compondo pratos como saladas, sobremesas, guarnições e sucos. Contudo, após novas pesquisas sobre probióticos pesquisadores desenvolveram uma espécie de suco de fruta-vegetal fermentado. Esses produtos enriquecem o valor nutricional já presentes nesse grupo de alimentos, podendo ainda melhorar a capacidade antioxidante deles.
Entretanto, apesar de inúmeros estudos relacionados ao assunto, poucos focam nas vantagens dos sucos fermentados e a sua aplicação na prática clínica. Pensando nisso, pesquisadores avaliaram a utilidade de uma bebida fermentada de vegetais e frutas contra o envelhecimento da pele.
Os pesquisadores recrutaram 30 indivíduos com idade entre 35 a 55 anos separados em 2 grupos composto por 15 pessoas em cada, sendo que um recebeu 50ml de BFVF (bebida fermentada de vegetal-fruta) e outro 50ml de placebo (grupo placebo). Também foi avaliado durante o período, a eliminação dos radicais livres, medição da profundidade dos pés de galinha, textura da pele, rugas, poros e manchas, analise do conteúdo de colágeno da pele e partir da coleta de sangue foram medidos parâmetros bioquímicos séricos de SOD (superóxido dismutase) e catalase para verificar a atividade antioxidante na BFVF.
Foi observado, que o nível de SOD no suco de BFVF foi aproximadamente 0,7 vezes maior do que o de suco convencional, sugerindo que a fermentação láctica pode fortalecer a capacidade antioxidante do suco de frutas vegetais. Foi verificado também que esse fortalecimento ajudou na síntese de colágeno pelo organismo, auxiliando também na melhora do pé de galinha e textura da pele, com redução das alterações em 8,4% e 12,4%, respetivamente.
A partir desses resultados, os pesquisadores concluíram que o suco fermentado poderia melhorar as condições da pele dos indivíduos, devido a essa melhora do perfil nutricional e ação antioxidante do suco.