Estresse oxidativo einflamação têm um papel importante na fisiopatologia de doenças crônicas. Umaúnica refeição rica em gorduras e carboidratos (RGC) induz a um aumento demarcadores inflamatórios e de estresse oxidativos em células sanguíneasmononucleares periféricas (CSMP).
Alguns estudos jádemonstraram que suco de laranja é capaz de prevenir essas respostas através dainibição da expressão de receptores toll like (RTL) e endotoxemia, e este fatoinduziu os pesquisadores deste trabalho a estudar a resposta proteômica em CSMPapós uma refeição RGC consumida com água, suco de laranja e bebida isocalórica(água com carboidrato).
Foram avaliados 12indivíduos saudáveis em um protocolo de modelo cross-over onde todos os indivíduos realizaram refeições com ostrês tipos de bebidas, tendo uma semana de intervalo (washout) entre a ingestão das diferentes bebidas e coleta dosdados. Amostras de sangue foram colhidas antes da refeição e após 1, 3 e 5horas do seu consumo. Foram mensurados o perfil proteômico, glicose, insulina,lipídeos e citocinas plasmáticas.
Os autores encontraramníveis mais altos de glicemia e insulina quando a refeição foi consumida com bebidaisocalórica, enquanto não houve diferença entre estes valores quando a refeiçãofoi acompanhada tanto de água quanto de suco de laranja. Os níveis decolesterol total e LDL foram maiores quando a refeição foi ingerida com bebidaisocalórica, no entanto, níveis de HDL foram maiores na ingestão de suco delaranja. Quando a refeição RGC foi consumida com água, houve aumento em algumasvias inflamatórias, porém, o sistema imune não sofreu alterações. No entanto,quando a refeição foi consumida com bebida isocalórica, o sistema imune foiestimulado. Cinco horas após a refeição a cascata inflamatória ainda estavaativada. Quando a refeição foi ingerida com suco de laranja houve umaestimulação de proteínas envolvidas na sinalização de transdução, replicação deDNA e ciclo celular. Diversas vias do sistema imune que são estimuladas pelaglicose estavam suprimidas quando foi ingerido suco de laranja juntamente com arefeição e esta ingestão evitou o estresse oxidativo e inflamatório, bem como suprimiua geração de radicais livres pela ação dos flavonoides presentes no suco. [
Comoconclusão desta pesquisa, os autores constataram que a ingestão de suco delaranja foi capaz de suprimir o processo inflamatório induzido pela dieta RGC,bem como regular a expressão de proteínas que desempenham papel chave naregulação do metabolismo.